Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Parlamento italiano começa a escolher novo chefe de Estado no dia 24 de janeiro

04/01/2022 - 11:30
Presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi
A eleição de um novo presidente da República pode ter grandes repercussões para o futuro do governo do primeiro-ministro Mario Draghi, que tenta conter uma nova onda de infecções pela Covid-19 (Imagem: Reuters/Francois Lenoir)

O parlamento italiano vai se reunir no dia 24 de janeiro para escolher um novo chefe de Estado para substituir o presidente Sergio Mattarella, que está de saída, conforme decretou o presidente da Câmara nesta terça-feira.

A eleição de um novo presidente da República pode ter grandes repercussões para o futuro do governo do primeiro-ministro Mario Draghi, que tenta conter uma nova onda de infecções pela Covid-19.

Draghi deixou claro que gostaria de se tornar presidente, o que levaria seu governo de 11 meses ao fim, e deixaria o país com a escolha de indicar um novo premiê ou de realizar eleições um ano antes do que é previsto.

No entanto, não há garantias de que o ex-presidente do Banco Central Europeu, de 74 anos, seja escolhido para o cargo.

A primeira opção dos partidos de centro-direita da Itália é o ex-primeiro-ministro por quatro vezes Silvio Berlusconi, de 85 anos.

Outras figuras consideradas para o cargo são o ex-presidente da Câmara Pier Ferdinando Casini, o ex-primeiro-ministro e a atual ministra da Justiça, Marta Cartabia.

O presidente, eleito para um mandato de sete anos, normalmente tem um papel amplamente cerimonial, mas desfruta de poderes extensivos após as eleições ou quando um governo cai. Ele tem a palavra final na indicação do primeiro-ministro e de outros membros do gabinete.

A eleição, conduzida por voto secreto entre os mais de mil parlamentares e representantes regionais, é um processo imprevisível que muitas vezes se estende por vários dias.

Última atualização por Rafael Borges - 04/01/2022 - 11:30

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto