Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Paulo Gala: O empresário é na verdade um herói

25/04/2018 - 16:03

Paulo Gala é economista e diretor geral da Fator Administração de Recursos

No capítulo 12 da Teoria Geral do juro, do emprego e da moeda (o livro de economia mais importante do século xx) Keynes nos mostra a fragilidade de nossas expectativas sobre o futuro. Num mundo “incerto” prever o futuro é tarefa quase impossível.

Não há cálculo racional possível, não há trajetória imaginável 5 anos adiante. O futuro é opaco, simples assim. Tomemos o exemplo dos filmes químicos da Kodak, substituídos ainda no final dos 90 por máquinas fotográficas digital e, quem diria, na sequência por “smartphones!?”.

E os investimentos milionários feitos por kodak e Fuji onde foram parar? No ralo. Mas, argumenta Keynes no capítulo 12 de seu livro de 1936: os empresários agem! Eles têm um “urge to action rather than inaction”. Eles têm “animal spirits”!

Acreditam no futuro, são otimistas e agem; fazem investimentos, constroem fábricas, empregam pessoas, desenvolvem tecnologias, tomam dívidas e vendem produtos. Os empresários simplesmente acreditam. O empresário é na verdade um grande herói!

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Leia mais sobre: , ,

Última atualização por Gustavo Kahil - 25/04/2018 - 14:55

Cotações Crypto
Pela Web