Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Paulo Gala: Touros e o ursos no mercado financeiro

30/08/2018 - 7:45

Paulo Gala é economista e diretor geral da Fator Administração de Recursos

Diz a lenda de Wall Street que o touro representa mercados em alta, preço de ativos subindo; o touro ataca com seu chifre de baixo para cima. O urso representa mercados em baixa, preços de ativos em queda; a patada do urso vem de cima para baixo.

Não se sabe ao certo se essas histórias são verdadeiras, mas representam muito bem o funcionamento dos mercados. São forças límbicas, ligadas aos nossos instintos mais primitivos e profundezas de nosso inconsciente: o medo e a ganância.

Matrículas abertas até 31/Ago para o Curso EAD Online de Economia para Investimentos

Nos momentos de alta os bulls mandam e todos mercados sobem, a ganância fala mais alto do que o medo. Nos momentos de baixa e até pânico, os ursos dominam. O medo toma conta de todos e os ativos desabam. Daniel Kahneman e outros pesquisadores das finanças comportamentais estudaram como esses sentimentos “irracionais” comandam nossas decisões financeiras e os mercados. Para ganhar dinheiro basta comprar em mercados “bullish” e vender em mercados “bearish”.

A CNN Money criou até mesmo um indicador “fear and greed” para tentar medir quem está no comando do mercado (aqui). Sempre que for comprar títulos, comprar ações ou moedas é importante entender antes a psicologia ou “mood” do mercado. Temos que acompanhar a manada, dos bulls ou dos bears, é muito arriscado correr contra eles! (http://money.cnn.com/data/fear-and-greed/)

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Leia mais sobre: , ,

Última atualização por Gustavo Kahil - 29/08/2018 - 20:58

Cotações Crypto
Pela Web