Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Paus, Copas e Espadas: veja as três cartas na manga da China contra os EUA

30/05/2019 - 15:26
Negociações bilaterais entre Pequim e Washington adotaram tom menos amistoso nas últimas semanas

As negociações comerciais envolvendo as duas maiores economias do mundo adotaram tons menos amistosos nas últimas semanas, com a proliferação do não consenso entre os países para as corporações multinacionais.

Artigo publicado periódico estatal Global Times indica três cartas na manga de Pequim caso Washington eleve a retórica nas negociações bilaterais, a despeito da possibilidade de uma resolução benéfica para ambos, dada a relação próxima ao mutualismo biológico.

Espadas

A primeira carta na manga seria o banimento total das exportações dos metais de terras raras, utilizados como matérias-primas para a fabricação de chips, componente indispensável em qualquer aparelho eletrônico.

Embora a presença do metal ocorra em território norte-americano, o descompasso existente entre a demanda dos EUA e a possibilidade de exploração da matéria-prima no curto prazo prejudicaria as companhias de tecnologia.

Copas

A segunda carta, segundo o periódico chinês, é em relação à divida pública norte-americana: a China detém mais de US$ 1 trilhão em Treasuries, montante suficiente para dificultar a capacidade de financiamento da maior economia do mundo.

O país asiático é o maior credor dos EUA, seguido pelo Japão. Vale destacar que Pequim vem periodicamente vendendo títulos norte-americanos desde o ano passado.

Paus

Por fim, o fechamento do mercado chinês para as companhias norte-americanas se configura como a última carta de Pequim contra Washington.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Leia mais sobre: , ,

Última atualização por Valter Outeiro da Silveira - 30/05/2019 - 15:26

Cotações Crypto
Pela Web