Agenda do Dia

Payroll, PIB da Zona do Euro e encontro entre Haddad e CEO do Santander; confira a agenda desta sexta (07)

07 jun 2024, 8:48 - atualizado em 07 jun 2024, 8:48
payroll lula maio agenda do dia
Além do payroll, EUA também divulgará outros dados, como estoques e vendas no atacado (Imagem: REUTERS/Brian Snyder/)

O destaque desta sexta-feira (07) fica para a divulgação de um dos dados mais aguardados dos Estados Unidos (EUA): o payroll.

A expectativa, segundo o Investing.com, é que tenham sido criadas 182 mil vagas de emprego em maio, um aumento em relação aos 175 mil de abril, mostrando um mercado de trabalho ainda aquecido.

Caso o dado mostre um crescimento nas vagas de emprego norte-americanas, as notícias não serão boas para o Federal Reserve (Fed), que pode entender os dados como outra prova de que é necessário continuar com a política monetária restritiva no país, deixando inalteradas as taxas de juros, atualmente entre 5,25% e 5,50%.

Olhando para a política nacional, o dia também tem destaques.

Fernando Haddad, ministro da Fazenda, tem uma reunião com o CEO do Banco Santander no Brasil, Mario Leão, às 15h. Rodrigo Maia, ex-presidente da Câmara dos Deputados, também participa, representando a Confederação Nacional das Instituições Financeiras – CNF.

Enquanto isso, as falas de Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, também podem movimentar o dia. Ele participa do evento Monte Bravo Experience, às 10h30.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também tem reuniões hoje, começando o dia com falas com Miriam Belchior, ministra da Casa Civil substituta, enquanto Rui Costa segue em viagem à China.

No Palácio da Alvorada, o dia é finalizado com uma reunião com Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia.

Confira a agenda do presidente Lula desta sexta-feira (07)

Horário Programação Local
09h30 Reunião com nomes como Miriam Belchior, ministra da Casa Civil substituta Palácio da Alvorada
11h00 Reunião com nomes como Camilo Santana, da Educação, e Alexandre Brasil, secretário de Educação Superior do MEC Palácio da Alvorada
14h40 Secretário Especial para Assuntos Jurídicos da Casa Civil, Wellington César Lima Palácio da Alvorada
15h30 Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira Palácio da Alvorada

Economia

Além dos Estados Unidos (EUA), os países que integram a Zona do Euro também vêm movimentando a semana.

Por lá, o destaque dessa semana foi a redução da taxa de juros pelo Banco Central Europeu (BCE), fazendo com que o dado passe de 4% para 3,75%, o primeiro corte em quase cinco anos.

Hoje, eles também divulgaram os dados do Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre do ano (1T24), mostrando crescimento de 0,3%, ante o trimestre anterior.

Confira a agenda econômica desta sexta-feira (07)

Horário País Indicador
00h00 China Balança Comercial (Maio)
03h00 Alemanha Balança Comercial (Abril)
03h00 Alemanha Produção Industrial (Abril)
06h00 Zona do Euro PIB (1T24)
08h00 Brasil IGP-DI (Maio)
09h30 EUA Payroll
11h00 EUA Estoques e Vendas no Atacado (Abril)
16h00 EUA Crédito ao Consumidor (Abril)

Estagiária
Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Apaixonada pela escrita e pelo audiovisual, ingressou no Money Times em 2023.
Linkedin
Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Apaixonada pela escrita e pelo audiovisual, ingressou no Money Times em 2023.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.