Benefícios

Quarta parcela do Pé-de-Meia será paga amanhã; veja detalhes do benefício do governo

28 jun 2026, 16:07 - atualizado em 28 jun 2026, 15:56
Pé-de-Meia é um programa federal que financia a permanência de estudantes no ensino médio público. Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Pé-de-Meia é um programa federal que financia a permanência de estudantes no ensino médio público. Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O pagamento da quarta parcela de R$ 200 do Pé‑de‑Meia marca o fim do mês de junho. Ela beneficia estudantes que alcançaram ao menos 80% de frequência nas aulas em abril.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os depósitos começam amanhã, dia 29, e seguem até 6 de julho, de acordo com o mês de nascimento do aluno.

Os estudantes da Educação para Jovens Adultos (EJA) também serão contemplados com a quarta e última parcela do Incentivo‑Frequência, que soma R$ 900 no primeiro semestre de 2026.

Além disso, o Ministério da Educação (MEC) ainda pode liberar pagamentos referentes à matrícula de 2026 e à conclusão de 2025 para alunos cujos dados tenham sido enviados ou corrigidos pelas redes de ensino.

Em formato de poupança, o Pé-de-Meia é um incentivo financeiro-educacional do Governo Federal destinado a alunos matriculados no 1º, 2º e 3º ano do ensino médio público ou na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O objetivo é promover a permanência e a conclusão escolar dos estudantes, ampliar o acesso à educação e reduzir desigualdades sociais entre os jovens, incentivando a mobilidade social.

No entanto, para adentrar o programa e sacar o seu valor máximo, não basta só a matrícula do aluno: outros requisitos também são exigidos. Por isso, a seguir, confira detalhes, datas e como aderir ao Pé-de-Meia.

O que é o Pé-de-Meia

Instituído pela Lei nº 14.818/2024, o Pé-de-Meia funciona como um valor financeiro acumulado, por meio de depósitos periódicos feitos pelo governo, ao longo de todo o tempo de permanência do aluno na rede educacional pública.

Para o ensino médio regular, ela é composta por:

  • Incentivo Matrícula: R$ 200 (parcela anual)
  • Incentivo Frequência: R$ 1.800 por ano (9 parcelas de R$ 200)
  • Incentivo Conclusão: R$ 1.000 por ano (retido até o fim dos 3 anos — total de R$ 3.000)
  • Incentivo Enem: R$ 200 (parcela única)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já para o EJA:

  • Incentivo Matrícula: R$ 200 (parcela anual)
  • Incentivo Frequência: até R$ 900 por semestre (4 parcelas de R$ 225)
  • Incentivo Conclusão: até R$ 3.000 (retido até a finalização do ensino médio)
  • Incentivo Enem: R$ 200 (parcela única)

Parte dessa poupança pode ser sacada durante o período escolar para ajudar nas despesas, enquanto outra parte fica guardada e poderá ser resgatada após a conclusão do ensino médio, caso tudo tenha sido cumprido corretamente.

Esse modelo busca oferecer apoio imediato e, ao mesmo tempo, garantir um recurso maior para o futuro do aluno. Considerando todos os depósitos, os valores chegam a R$ 9.200 por aluno.

Desde 2024, o Governo Federal estima ter beneficiado cerca de 7,2 milhões de alunos — o equivalente a 56% dos estudantes do ensino médio —, com investimento de aproximadamente R$ 21 bilhões.

Quem tem direito a receber

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para ter acesso à poupança do ensino médio, o estudante precisa atender a todos os critérios abaixo:

  • Estar matriculado no ensino médio da rede pública e ter entre 14 e 24 anos; ou ser aluno da EJA, com idade entre 19 e 24 anos;
  • Até 7 de fevereiro de 2025, integrar família inscrita no Cadastro Único (CadÚnico), com renda de até meio salário-mínimo por pessoa;
  • Ter CPF regular;
  • Manter frequência mínima de 80% nas aulas no mês;
  • Ser aprovado ao fim de cada ano letivo, obtendo o certificado de conclusão do ensino médio;
  • Participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no último ano letivo do curso.

Lembrando que o estudante só saca os valores referentes a aprovação do ano escolar e a participação do ENEM depois que termina todo o ensino médio, mesmo que esses valores sejam contabilizados ao longo dos anos.

CONTINUA DEPOIS DO CONTEÚDO PAN

*Sob supervisão de Ricardo Gozzi.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Jornalista em formação pela Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo. Atualmente, estagiária de redação do Money Times e do Seu Dinheiro.
Jornalista em formação pela Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo. Atualmente, estagiária de redação do Money Times e do Seu Dinheiro.
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar