Quarta parcela do Pé-de-Meia será paga amanhã; veja detalhes do benefício do governo
O pagamento da quarta parcela de R$ 200 do Pé‑de‑Meia marca o fim do mês de junho. Ela beneficia estudantes que alcançaram ao menos 80% de frequência nas aulas em abril.
Os depósitos começam amanhã, dia 29, e seguem até 6 de julho, de acordo com o mês de nascimento do aluno.
Os estudantes da Educação para Jovens Adultos (EJA) também serão contemplados com a quarta e última parcela do Incentivo‑Frequência, que soma R$ 900 no primeiro semestre de 2026.
Além disso, o Ministério da Educação (MEC) ainda pode liberar pagamentos referentes à matrícula de 2026 e à conclusão de 2025 para alunos cujos dados tenham sido enviados ou corrigidos pelas redes de ensino.
Em formato de poupança, o Pé-de-Meia é um incentivo financeiro-educacional do Governo Federal destinado a alunos matriculados no 1º, 2º e 3º ano do ensino médio público ou na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O objetivo é promover a permanência e a conclusão escolar dos estudantes, ampliar o acesso à educação e reduzir desigualdades sociais entre os jovens, incentivando a mobilidade social.
No entanto, para adentrar o programa e sacar o seu valor máximo, não basta só a matrícula do aluno: outros requisitos também são exigidos. Por isso, a seguir, confira detalhes, datas e como aderir ao Pé-de-Meia.
O que é o Pé-de-Meia
Instituído pela Lei nº 14.818/2024, o Pé-de-Meia funciona como um valor financeiro acumulado, por meio de depósitos periódicos feitos pelo governo, ao longo de todo o tempo de permanência do aluno na rede educacional pública.
Para o ensino médio regular, ela é composta por:
- Incentivo Matrícula: R$ 200 (parcela anual)
- Incentivo Frequência: R$ 1.800 por ano (9 parcelas de R$ 200)
- Incentivo Conclusão: R$ 1.000 por ano (retido até o fim dos 3 anos — total de R$ 3.000)
- Incentivo Enem: R$ 200 (parcela única)
Já para o EJA:
- Incentivo Matrícula: R$ 200 (parcela anual)
- Incentivo Frequência: até R$ 900 por semestre (4 parcelas de R$ 225)
- Incentivo Conclusão: até R$ 3.000 (retido até a finalização do ensino médio)
- Incentivo Enem: R$ 200 (parcela única)
Parte dessa poupança pode ser sacada durante o período escolar para ajudar nas despesas, enquanto outra parte fica guardada e poderá ser resgatada após a conclusão do ensino médio, caso tudo tenha sido cumprido corretamente.
Esse modelo busca oferecer apoio imediato e, ao mesmo tempo, garantir um recurso maior para o futuro do aluno. Considerando todos os depósitos, os valores chegam a R$ 9.200 por aluno.
Desde 2024, o Governo Federal estima ter beneficiado cerca de 7,2 milhões de alunos — o equivalente a 56% dos estudantes do ensino médio —, com investimento de aproximadamente R$ 21 bilhões.
Quem tem direito a receber
Para ter acesso à poupança do ensino médio, o estudante precisa atender a todos os critérios abaixo:
- Estar matriculado no ensino médio da rede pública e ter entre 14 e 24 anos; ou ser aluno da EJA, com idade entre 19 e 24 anos;
- Até 7 de fevereiro de 2025, integrar família inscrita no Cadastro Único (CadÚnico), com renda de até meio salário-mínimo por pessoa;
- Ter CPF regular;
- Manter frequência mínima de 80% nas aulas no mês;
- Ser aprovado ao fim de cada ano letivo, obtendo o certificado de conclusão do ensino médio;
- Participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no último ano letivo do curso.
Lembrando que o estudante só saca os valores referentes a aprovação do ano escolar e a participação do ENEM depois que termina todo o ensino médio, mesmo que esses valores sejam contabilizados ao longo dos anos.
*Sob supervisão de Ricardo Gozzi.