Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Pequim diz ter “repelido” navio de guerra dos EUA perto do Mar do Sul da China

12/07/2021 - 12:43
“Pedimos aos Estados Unidos que parem imediatamente com tais provocações”, disse o do Exército Popular de Libertação em um comunicado (Imagem? Marinha dos EUA/Divulgação via REUTERS)

Os militares da China disseram ter “repelido” um navio de guerra dos Estados Unidos que entrou ilegalmente em águas chinesas próximas das Ilhas Paracelso nesta segunda-feira, o aniversário do veredicto de um tribunal internacional que sustentou que Pequim não tem direito de reivindicar o Mar do Sul da China.

O USS Benfold entrou nas águas sem aprovação da China, violando gravemente sua soberania e minando a estabilidade do Mar do Sul da China, disse o comando do teatro sul do Exército Popular de Libertação.

“Pedimos aos Estados Unidos que parem imediatamente com tais provocações”, disse o do Exército Popular de Libertação em um comunicado.

Em 12 de julho de 2016, o Tribunal de Arbitragem Permanente de Haia determinou que a China não tem nenhum direito histórico sobre o Mar do Sul da China, um parecer que Pequim disse que ignorará.

O Benfold garantiu direitos e liberdades de navegação nas imediações das Ilhas Paracelso condizentes com a lei internacional, disse a Marinha dos EUA em um comunicado nesta segunda-feira.

As ilhas são reivindicadas por China, Taiwan e Vietnã, o que exige ou permissão ou notificação adiantada para uma embarcação militar passar.

“Segundo a lei internacional, tal como refletida na Convenção sobre o Direito do Mar, os navios de todos os Estados, inclusive seus navios de guerra, desfrutam do direito de passagem inocente através do mar territorial”, acrescentou a Marinha norte-americana.

“A República Popular da China continua a coagir e intimidar Estados litorâneos do sudeste asiático, ameaçando a liberdade de navegação nesta passagem global crítica”, disse o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Rafael Borges - 12/07/2021 - 12:43

Cotações Crypto
Pela Web