Política

Pesquisadores apontam que recursos aplicados pelo governo na implementação de leis ambientais é insuficiente

19 ago 2020, 14:47 - atualizado em 19 ago 2020, 14:47
TCU
Especialistas ouvidos pela Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (19) apontam que o governo federal não dá a devida atenção às recomendações do TCU e da CGU (Imagem: Flickr/TCU)

Estudo sobre a atuação do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Controladoria-Geral da União (CGU) em relação a questões ambientais mostra que os órgãos de controle podem ser grandes aliados na implementação das leis ambientais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas especialistas ouvidos pela Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (19) apontam que o governo federal não dá a devida atenção às recomendações desses órgãos sobre irregularidades e não aplicam recursos suficientes para tornar as leis efetivas.

Realizado pelo Observatório do TCU da Fundação Getúlio Vargas (FGV), pelo Imaflora e pelo WWF-Brasil, o estudo analisou um total de 363 acórdãos do TCU e 158 relatórios de auditoria do CGU, entre 2000 a 2019, com foco no Código Florestal e no Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Snuc – Lei 9.985/00).

O levantamento foi apresentado em debate virtual promovido pela Frente Parlamentar Ambientalista.

Segundo a analista de Políticas Públicas do WWF Clarissa Presotti, o estudo concluiu que as instituições de controle – que monitoram e avaliam as ações e políticas públicas do governo federal – podem ser aliadas na implementação das leis ambientais, já que produzem recomendações relevantes e podem induzir a mudanças na legislação e na administração pública.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, conforme ela, os recursos financeiros aplicados pelo governo federal para essa implementação são insuficientes. “No continente, somos o País que têm menos servidores por quilômetro quadrado para cuidar de unidades conservação federais. O Brasil precisa investir muito mais em cuidar das áreas protegidas e no sistema de unidades de conservação”, afirmou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
agencia.camara@moneytimes.com.br
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar