BusinessTimes

Petrobras lança teaser para venda da PBio

03 jul 2020, 9:17 - atualizado em 03 jul 2020, 9:17
PBIO
A PBio possui três usinas de biodiesel distribuídas em Minas Gerais, Bahia e Ceará (Imagem: Reprodução/Petrobras)

A Petrobras (PETR4) iniciou nesta sexta-feira (3) a etapa de divulgação do teaser referente à venda de 100% das ações da companhia na Petrobras Biocombustível (PBio), o que inclui as três usinas de biodiesel, mas não as participações da subsidiária na BSBios (50%) e na Bambuí (8,4%), cujos desinvestimentos já estão em processo de andamento.

Fundada em 2008, a PBio possui 5,5% de participação de mercado. Suas usinas estão distribuídas em três estados diferentes: Minas Gerais, com capacidade produtiva de 167 mil m³ ao ano; Bahia, com capacidade anual de produção de 304 mil m³; e Ceará, atualmente em estado de hibernação e com capacidade produtiva de 109 mil m³/ano.

“As três usinas são capazes de utilizar uma mistura de até cinco matérias-primas diferentes (óleo de soja, de algodão e de palma, gordura animal e óleos residuais), capturando vantagens na dinâmica sazonal dos preços”, explicou a Petrobras.

A venda faz parte da estratégia de desinvestimentos da Petrobras para a otimização do portfólio e uma melhor alocação do capital. O teaser possui informações sobre a operação e os critérios de elegibilidade para a seleção dos candidatos.

Planos de demissão voluntária

A empresa estatal estima uma redução de custo de pessoal em torno de R$ 4 bilhões por ano até 2025 com os programas de desligamentos voluntários (PDVs), de acordo com o comunicado divulgado ontem (2).

A companhia implementou quatro programas de demissão voluntária como parte das “ações de resiliência” contra o cenário de preços mais baixos do petróleo.

Além do Programa de Aposentadoria Incentivada (PAI), existem o PDV 2019, destinado a aposentados pelo INSS, o PDV para empregados lotados em ativos em processo de desinvestimento e o PDV voltado a trabalhadores do segmento corporativo.

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.