Petrobras (PETR4), Vale (VALE3) e mais 13 ativos ganham opções com vencimentos semanais na B3; veja

A B3 (B3SA3) lança na última segunda-feira (29) de janeiro opções com vencimentos semanais para ações e ETFs (Exchange Traded Funds). Aos vencimentos mensais, que ocorrem na terceira sexta-feira de cada mês, as opções de 15 ativos passam a ter mais vencimentos no mês, agora todas as sextas-feiras.
As opções são contratos que dão aos titulares o direito de comprar ou vender um ativo por um valor pré-determinado (preço de exercício).
Com vencimentos semanais, os investidores podem realizar estratégias de curto prazo, aproveitando eventos específicos do mercado. Além disso, eles têm a oportunidade de negociar com prêmios menores, dado que, quanto mais distante do vencimento, há mais incertezas e pode subir o valor da operação.
“O mercado de opções do Brasil é um dos mais desenvolvidos do mundo. Temos implementado uma série de melhorias nos últimos anos e, com os vencimentos semanais, vamos sofisticar ainda mais o produto para os investidores”, afirma Thalita Forne, gerente de produtos listados da B3
“Opções semanais já são uma realidade nos principais mercados globais e essa demanda por vencimentos mais curtos, que permitam a concretização de novas estratégias por parte dos investidores, chegou até nós. Estamos trazendo essa possibilidade em 15 ativos, sendo que a maior parte deles já contará com programa de formador de mercado para trazer liquidez desde o lançamento”, completa.
Ativos com Opções de vencimentos semanais
| Código de negociação | Descrição | 
|---|---|
| ABEV3 | Ações ordinárias da Ambev | 
| B3SA3 | Ações ordinárias da B3 | 
| BBAS3 | Ações ordinárias do Banco do Brasil | 
| BBDC4 | Ações preferenciais do Bradesco | 
| BHIA3 | Ações ordinárias do Grupo Casas Bahia | 
| BOVA11 | ETF – iShares Ibovespa Fundo de Índice | 
| BOVV11 | ETF It Now Ibovespa | 
| GGBR4 | Ações preferenciais da Gerdau | 
| HAPV3 | Ações ordinárias da Hapvida | 
| ITUB4 | Ações preferenciais do Itaú Unibanco | 
| MGLU3 | Ações ordinárias do Magazine Luiza | 
| NTCO3 | Ações ordinárias da Natura | 
| PETR4* | Ações preferenciais da Petrobras | 
| SUZB3 | Ações ordinárias da Suzano | 
| VALE3* | Ações ordinárias da Vale | 
*Ativos que não estão inclusos no programa de Formador de Mercado.