BusinessTimes

Petrobras (PETR4), Vale (VALE3) e o que mais esperar dos resultados da semana, segundo o Itaú BBA

26 jul 2022, 13:03 - atualizado em 26 jul 2022, 13:03
Petrobras, Ibovespa, Ações, Mercados, B3
Os próximos dias devem ser movimentados para as Commodities, com Petrobras, Vale, Usiminas, Suzano e Klabin (Imagem: Diana Cheng/Money Times)

Em uma semana intensa no calendário de balanços, com os resultados da Petrobras (PETR4), Vale (VALE3) e Santander (SANB11), dando início aos dados dos grandes bancos, nos próximos dias, o Itaú BBA contabiliza 24 empresas em sua cobertura com balanços divulgados na semana, uma das mais movimentadas da temporada.

Confira o calendário completo de resultados aqui, e veja o que esperar da semana, segundo o BBA:

Os próximos dias devem ser movimentados para o setor de commodities, que além de Petrobras e Vale, também aguarda os dados da Usiminas (USIM5), Suzano (SUZB3) e Klabin (KLBN11).

Marcelo Sá e Matheus Marques, analistas que assinam o relatório, aguardam mais um ótimo semestre para a petroleira estatal, “esperamos que a Petrobras entregue mais um ótimo trimestre, com forte geração de caixa e dividendos sólidos”, avaliam.

Quanto à mineradora, os especialistas mantém uma projeção de Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) de US$ 5,95 bilhões para o trimestre, “queda tanto no trimestre quanto no ano anterior devido aos preços de minério de ferro realizados mais baixos”.

Para a Usiminas, o BBA calcula uma melhora sequencial nos resultados das divisões de siderurgia e mineração. Enquanto Suzano e Klabin devem apresentar um forte desempenho na divisão de celulose, enquanto paradas para manutenção da Klabin devem impactar negativamente nos resultados das suas ações.

Já no setor financeiro, a deterioração da qualidade de crédito deve ser o principal ponto de atenção nesta temporada, “principalmente no segmento de varejo”, avaliam os analistas.

O Santander dará início à temporada de balanço dos grandes bancos, mas a equipe do Itaú o coloca como o principal nome a ser evitado no setor, “com expectativas de uma queda de 13% no lucro anual, impulsionado por provisões mais altas e uma receita líquida fraca”.

Outros destaques

O setor de varejo de alimentos é outro que será bastante movimentado na semana, com Assaí (ASAI3), Carrefour (CRFB3) e Pão de Açúcar (PCAR3).

Os analistas esperam um “bom conjunto de resultados”, com forte impulso de vendas, mas rentabilidade praticamente estável em relação ao ano anterior, principalmente impulsionado pelo bom desempenho no negócio de cash and carry (atacado de auto atendimento, em inglês).

Além disso, a Neoenergia (NEOE3), EDP (ENBR3) e ISA CTEEP (TRPL4) iniciarão a temporada de resultados de utilities.

Os destaques positivos do setor, segundo os analistas, deve ser a Neoenergia e a EDP, com “sólido crescimento de Ebitda” na comparação anual.

Money Times é Top 9 em Investimentos!

Obrigado pelo seu voto! Graças a você, o Money Times está entre as 9 maiores iniciativas brasileiras no Universo Digital em Investimentos. Se você conta com o conteúdo do site para cuidar bem do seu dinheiro, continue votando e ajude o Money Times a se tornar o melhor portal de notícias de investimentos do Brasil. Contamos com o seu apoio. CLIQUE AQUI E VOTE!

Saiba mais! TEMPO DE RESULTADOS! MOMENTO DE GANHAR DINHEIRO? VALE INVESTIR? MELHOR AÇÃO?

Disclaimer
O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Repórter
Jornalista formada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e repórter no portal Money Times, com passagem pela redação da Forbes Brasil. Atualmente escreve e acompanha notícias sobre economia, empresas e finanças.
Linkedin
Jornalista formada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e repórter no portal Money Times, com passagem pela redação da Forbes Brasil. Atualmente escreve e acompanha notícias sobre economia, empresas e finanças.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.