Commodities

‘Petróleo ainda será muito importante, mesmo com investimento em renováveis’, diz ex-presidente da Petrobras (PETR4)

01 dez 2022, 7:30 - atualizado em 30 nov 2022, 17:45
petróleo, Petrobras, economia
Gabrielli destacou que os números atuais, que indicam uma queda na demanda do petróleo, acontecem em um momento de crescimento econômico baixo (Imagem: Unsplash)

“O petróleo ainda será muito importante para a economia, mesmo com investimento em renováveis”, afirmou Sérgio Gabrielli, ex-presidente da Petrobras (PETR4), em live no YouTube da Rede Estação Democracia. 

Gabrielli aponta que, apesar de as projeções do petróleo indicarem que o consumo da commodity irá diminuir, ele ainda terá a mesma relevância no cenário energético global.

Em novembro, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) calculou que a demanda por petróleo em 2022 aumentará em 2,6%, uma queda de 100 mil barris por dia (bpd) em relação à previsão do mês anterior.

Já a previsão da Opep de crescimento econômico global para 2022 foi de 2,7% no mês, o mesmo valor de outubro, enquanto a previsão do próximo ano é de 2,5%. A organização ainda citou um potencial de enfraquecimento da economia maior no texto.

Quando se imagina o cenário em 2040 ou 2050, Gabrielli avalia que a proporção do petróleo como fonte primária de energia, de fato, tende a cair.

Mas, segundo o ex-presidente da Petrobras, os números vão continuar altos, “cair de 35-36% para uma média de 28-30%, o que ainda significa muita coisa”.

Gabrielli também destacou que os números atuais, que indicam uma queda na demanda do petróleo, são de um momento de crescimento econômico baixo.

Por isso, ele calcula que será preciso muito tempo para tirar da commodity esse papel central na economia, mesmo que as energias renováveis cresçam.

“As fontes de energia renováveis vão crescer relativamente mais que o petróleo nos próximos anos, mas a base de crescimento é pequena em termos absolutos”, explica.

Siga o Money Times no LinkedIn!

Fique bem informado, poste e interaja com o Money Times no Linkedin. Além de ficar por dentro das principais notícias, você tem conteúdo exclusivo sobre carreira, participa de enquetes, entende sobre o mercado e como estar à frente no seu trabalho. Mas não é só isso: você abre novas conexões e encontra pessoas que são uma boa adição ao seu network. Não importa sua profissão, siga o Money Times no LinkedIn!

Saiba mais! OS 5 TIMES MAIS VALIOSOS DO FUTEBOL BRASILEIRO! CLUBES EMPRESAS NA LISTA?

Disclaimer

Repórter
Jornalista formada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e repórter no portal Money Times, com passagem pela redação da Forbes Brasil. Atualmente escreve e acompanha notícias sobre economia, empresas e finanças.
Linkedin
Jornalista formada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e repórter no portal Money Times, com passagem pela redação da Forbes Brasil. Atualmente escreve e acompanha notícias sobre economia, empresas e finanças.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.