Combustíveis

Petróleo cai 3% com crise da Covid na Índia e retomada de oleoduto nos EUA

13 maio 2021, 19:34 - atualizado em 13 maio 2021, 19:34
Petróleo Commodities
O petróleo dos EUA (WTI) caiu 2,26 dólares, ou 3,4%, para 63,82 dólares o barril (Imagem: Reuters/Nick Oxford)

Os preços do petróleo caíram cerca de 3% nesta quinta-feira, diante da intensificação da crise do coronavírus na Índia e da retomada das operações de importantes oleodutos nos Estados Unidos, interrompendo um rali que havia levado a commodity a uma máxima de oito semanas após previsões de uma recuperação da demanda global ainda neste ano.

O petróleo Brent fechou em queda de 2,27 dólares, ou 3,3%, a 67,05 dólares o barril, após um avanço de 1% na quarta-feira.

O petróleo dos EUA (WTI) caiu 2,26 dólares, ou 3,4%, para 63,82 dólares o barril, depois de apurar ganho de 1,2% na sessão anterior.

Ambas as referências registraram as maiores quedas percentuais diárias desde o início de abril.

As cotações também foram pressionadas por temores inflacionários, desencadeados por um aumento de base ampla nos preços das commodities, pela escassez de mão-de-obra e por preços ao consumidor em nível acima do esperado, o que poderia forçar o Federal Reserve (banco central dos EUA) a elevar as taxas de juros.

O aumento dos juros normalmente dá impulso ao dólar que, por sua vez, pressiona as cotações do petróleo, pois torna a commodity mais cara para detentores de outras moedas.

“Os preços do petróleo recuaram de forma constante à medida que investidores apertarem o botão de ‘pausa’ no superciclo das commodities”, disse Edward Moya, analista sênior de mercado da OANDA.

“Temores inflacionários irritaram alguns investidores e os fizeram realizar lucros no mercado de energia”, acrescentou.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.