Mercados

Petróleo cai por preocupação com demanda, mas fecha semana com ganhos

07 ago 2020, 16:44 - atualizado em 07 ago 2020, 16:44
Petróleo
Na semana, o Brent acumulou ganho de 2,5%, enquanto o WTI teve alta de 2,4% (Imagem: REUTERS/Angus Mordant)

Os preços do petróleo recuaram quase 2% nesta sexta-feira, em meio a temores de que a recuperação econômica global possa ser prejudicada por uma nova onda do coronavírus.

O aumento no número de casos da doença segue como a principal questão sobre as perspectivas de demanda por combustíveis. As infecções nos Estados Unidos continuam avançando em diversos Estados, enquanto a Índia relatou recentemente um recorde diário no registro de novos casos. Mais de 700 mil pessoas já morreram em todo o mundo por causa da Covid-19.

O petróleo Brent fechou em queda de 0,69 dólar, ou 1,5%, a 44,40 dólares por barril, enquanto o petróleo dos EUA (WTI) recuou 0,73 dólar, ou 1,7%, para 41,22 dólares o barril.

Na semana, o Brent acumulou ganho de 2,5%, enquanto o WTI teve alta de 2,4%.

Enquanto isso, as negociações entre parlamentares norte-americanos para um novo pacote de estímulos estagnaram. O presidente Donald Trump ameaçou retirar os representantes da Casa Branca das conversas e editar decretos executivos para abordar a questão econômica.

“Parece que o Congresso dos EUA não consegue chegar a um plano para a próxima rodada de estímulos, e isso está gerando dúvidas quanto à recuperação econômica do país”, disse Gary Cunningham, diretor de pesquisas de mercado da Tradition Energy.

“Manter o nível dos preços não seria realista”, acrescentou Bjornar Tonhaugen, da Rystad Energy, sobre os ganhos que as cotações acumularam na semana. “Os operadores correram para corrigir os ganhos hoje, recordando-se do inimigo invisível, a Covid-19.”

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.