Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Fast

Philip Morris faz estreia discreta de cigarro eletrônico nos EUA

04/10/2019 - 13:43
A Philip Morris diz que o produto IQOS é um tipo diferente de produto em relação aos dispositivos vaping (Imagem: Luke Sharrett/Bloomberg)

Com a crescente crise de saúde pública associada ao vaping, a Philip Morris International optou por uma estreia silenciosa de seu cigarro alternativo nos Estados Unidos.

Uma loja minimalista com fachada de vidro no shopping Lenox Square, na afluente área de Buckhead, em Atlanta, Geórgia, passou a vender o dispositivo da empresa, que aquece o tabaco sem que seja queimado.

A loja apenas exibe o logo “IQOS”, dando pouca indicação de que está vendendo produtos de tabaco. Na porta, pequenas letras brancas dizem “Fumantes acima de 21 anos bem-vindos” e uma mulher na porta verifica a identidade das pessoas e pergunta aos potenciais clientes se são fumantes.

A Philip Morris já vende IQOS em mais de 40 países e disse que Atlanta seria um mercado de teste quando iniciasse as vendas nos EUA. A Altria Group, que se separou da Philip Morris, mas ainda vende Marlboros nos EUA, está fazendo o marketing, mas ainda não anunciou nenhum lançamento. A Philip Morris vende a marca Marlboro fora dos EUA.

O porta-voz da Altria, David Sutton, disse quinta-feira que a loja está em “modo operacional suave” e que detalhes de um lançamento serão divulgados em breve.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

Ao mesmo tempo, a fabricante de cigarros eletrônicos Juul Labs e concorrentes estão sob intenso escrutínio, pois autoridades de saúde culpam os vaporizadores por 18 mortes e mais de mil casos de doença pulmonar. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA estão trabalhando com a agência reguladora FDA e autoridades estaduais de saúde para investigar as causas. Um estudo publicado esta semana por patologistas da Clínica Mayo sugeriu que as doenças são provavelmente causadas pela exposição a produtos químicos tóxicos. A Philip Morris diz que o IQOS é um tipo diferente de produto em relação aos dispositivos vaping.

A Philip Morris diz que, como o tabaco é aquecido e não queimado, o vapor com nicotina produzido libera menos substâncias químicas nocivas que a fumaça do cigarro. A empresa diz em seu site que o produto não é isento de riscos, mas oferece menos riscos de danos em comparação com os cigarros tradicionais.

Última atualização por Diana Cheng - 04/10/2019 - 13:43