BusinessTimes

Plástico é mais sustentável porque é melhor que papel, diz Exxon

05 mar 2020, 17:43 - atualizado em 05 mar 2020, 17:43
Exxon
A fabricação de plásticos consome menos energia do que outros produtos, disse, citando um estudo da consultoria Franklin encomendado pela associação American Chemistry Council (Imagem: Wikimedia Commons)

Para a petroleira Exxon Mobil, o plástico é bom para o meio ambiente, porque produtos concorrentes, como embalagens de papel e têxteis à base de fibras, são piores.

“Do ponto de vista da sustentabilidade, embalagens plásticas superam as alternativas”, disse Jack Williams, vice-presidente sênior da Exxon, durante apresentação para investidores em Nova York na quinta-feira.

A fabricação de plásticos consome menos energia do que outros produtos, disse, citando um estudo da consultoria Franklin Associates encomendado pela associação American Chemistry Council. As alternativas geram um volume cinco vezes maior de resíduos e usam mais água, disse Williams.

“Conclusão: o plástico fornece um benefício líquido à sociedade e ao meio ambiente”, afirmou.

Os comentários da Exxon são um forte contraste em relação a cidades, governos e empresas que tomam medidas contra plásticos de uso único, como sacolas, canudos e copos de café devido ao impacto no meio ambiente.

O total de resíduos plásticos nos oceanos deve dobrar até 2030 sem mudanças significativas das políticas, disse a Agência Internacional de Energia em relatório de 2018.

Williams reconheceu que o resíduo plástico é “uma importante questão social” que deve ser abordada. A Exxon explora maneiras de usar mais material reciclado na produção de produtos químicos e financia iniciativas para melhorar a gestão de resíduos.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.