Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Plataformas Dharma e Harbor se unem e lançam mercado de obras de arte tokenizadas

27/05/2020 - 16:55
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
Foundation optou por desenvolver seu próprio protocolo a fim de personalizar o modelo de precificação às vendas de obras (Imagem: Twitter/Foundation)

Duas semanas após o mercado Zora, criado na Ethereum, ter chamado a atenção da comunidade cripto com suas fitas cassetes tokenizadas, uma empresa parecida, chamada Foundation, agora lança seu próprio mercado de obras de arte.

Assim como Zora, Foundation ajuda artistas a emitirem tokens ERC-20 que representam suas obras. Usuários que adquirirem os tokens ou podem reivindicá-los para depois receber os itens ou negociá-los no mercado secundário.

Artistas também podem se beneficiar desse processo de negociação ao coletar a taxa de transação que a plataforma cobra por cada negociação.

A primeira venda da Foundation será uma nova marca de roupas, Neue Goods, que foi criada pelo cofundador Matthew Vernon. Um total de seis itens serão colocados à venda, incluindo três camisetas e três “itens misteriosos” que serão divulgados no futuro.

A empresa também possui diversos designers que lançarão outras vendas, incluindo a artista Addie Wagenknecht, a estação de rádio on-line estilo anos 1980 Poolside.FM e a empresa de design de móveis Studio Zollo.

A startup com sede em São Francisco é comandada por Vernon junto com Kayvon Tehranian e Elpizo Choi.

Anteriormente, Tehranian havia trabalhado na plataforma de empréstimos Dharma e Choi era um engenheiro de software na startup Harbor, de security tokens (tokens que representam valores mobiliários).

“Estamos unindo o universo cripto com o universo cultural”, disse Tehranian ao The Block.

“Se você observar nossos criadores, não são criadores de cripto”, disse ele. “São bem-conhecidos fora do setor cripto e estão entrando para essa indústria para ver o que essa tecnologia pode fazer por eles.”

Embora Zora liste seus tokens na corretora descentralizada Uniswap, Foundation optou por desenvolver seu próprio protocolo a fim de personalizar o modelo de precificação às vendas de obras.

Assim como a Uniswap, Foundation usa uma curva de preço para definir a relação entre o fornecimento do item e seu preço. Porém, designers na Foundation também pode definir preços mínimos e máximos para suas vendas.

Geralmente, os últimos itens de uma venda na Uniswap possuem preços extremamente altos e são menos prováveis de terem compradores interessados neles, mas esse recurso deve solucionar esse problema.

“[O protocolo da Foundation] é inspirado na Uniswap, mas foca nos casos de uso de tokens reivindicados emitidos pelos criadores”, afirmou Tehranian.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 25/06/2020 - 23:47