Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Pools de mineração da Ethereum se opõem a nova proposta de melhoria da rede

26/02/2021 - 14:02
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
O objetivo geral é melhorar a segurança da rede e garantir que as taxas de transação não variem tanto como agora (Imagem: YouTube/Ethereum Foundation)

Dois dos três maiores pools de mineração são os mais recentes a tomar uma postura pública sobre a Proposta de Melhoria à Ethereum (EIP) 1559, uma atualização de protocolo que poderia reduzir a receita transacional de mineradores.

O que é mineração de criptomoedas?

F2Pool, o terceiro maior pool da Ethereum, com cerca de 11% da taxa de hashes da rede, afirmou apoiar a proposta EIP-1559 em uma publicação:

Hoje, a comunidade geral, junto com os desenvolvedores principais, estão do lado da evolução da Ethereum, a fim de incluir EIP-1559. É importante estar do lado dos usuários e dos desenvolvedores principais.

A postura do F2Pool vem um dia após Sparkpool, o maior pool de mineração, com cerca de 24% da taxa de hashes, ter tuitado que se opõe à proposta, destacando o grau de divisão na comunidade de mineração da Ethereum.

Proposta inicialmente por Vitalik Buterin em 2018, talvez EIP-1559 seja a atualização mais aguardada na história da Ethereum após seu lançamento, fora a migração da ETH 2.0, do mecanismo proof-of-work (PoW) ao proof-of-stake (PoS).

Com a atualização, a rede “queimaria” parte das taxas de transação como lucros a detentores da ETH em vez dos mineradores. O objetivo geral é melhorar a segurança da rede e garantir que as taxas de transação não variem tanto como agora.

Assim, mineradores perderiam uma das principais fontes de receita. Mineradores da Ethereum ganharam mais de US$ 600 milhões em receita de taxas desde o início de fevereiro.

Segundo o roteiro de desenvolvimento, a atualização está prevista entre três a seis meses após a bifurcação drástica (ou “hard fork”) Berlin, que poderá acontecer, no máximo, até o fim do segundo trimestre de 2021.

A oposição

Sparkpool já havia compartilhado seu receio sobre a EIP-1559, tendo promovido argumentos contra o mecanismo de queima de taxas da proposta em janeiro. Segundo uma série de tuítes publicada em 5 de fevereiro:

É uma tirania da maioria em nome de uma melhor UX [experiência de usuário] (na verdade, não é). Isso é um roubo. Por que amamos ether e BTC? Porque nos dá um direito de propriedade perfeito.

EIP 1559 irá arruinar isso. Estamos tristes em ver que muitas pessoas só se importam com o preço.

Em janeiro, Bitfly, a operadora por trás de Ethermine, o segundo maior pool de mineração da rede (que possui cerca de 20% da taxa de hashes), tuitou ser “contra a implementação da EIP-1559 em seu estado atual”, afirmando que “o futuro da Ethereum pode estar em risco”.

Esses comentários foram apoiados por um grupo de pools menores da Ethereum que querem impedir a aprovação da EIP-1559.

Agora com Sparkpool, o lado que se opõem ao plano possui mais de 50% da taxa total de hashes da rede. Dito isso, o desenvolvimento da atualização está em estágio inicial, em que participantes de pools têm a opção de mudar seu poder de hashing para diferentes lados, dependendo de sua preferência.

Ainda assim, F2Pool acredita que existe “uma grande probabilidade de que a inclusão da EIP-1559 tenha sido precificada no preço atual do ETH”:

Se a proposta não for implementada, o efeito provável nos preços a curto prazo do ETH não serão favoráveis, pois detentores de ETH não levam em consideração a EIP-1559 em sua tese para a rede.

A ação desfavorável de preço pode se tornar uma sequência de eventos que resultem na desalavancagem tanto dos mercados financeiros centralizados como dos descentralizados.

No futuro, mineradores também serão impactados, pois suas receitas dependem dos preços do ETH.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 26/02/2021 - 14:02