Por que esta empresa da Cosan (CSAN3) pode ser uma máquina de dividendos?
Após quatro bancos terem iniciado a cobertura da Compass (PASS3), chegou a vez do Bank of America (BofA) divulgar sua avaliação sobre a companhia. E o parecer é positivo: o banco recomenda compra das ações, com preço-alvo de R$ 33, o que representa um potencial de valorização de 32%.
Segundo os analistas, a empresa reúne características bastante apreciadas pelos investidores em bolsa:
- Visibilidade de fluxo de caixa regulado, com ROIC de 15% nos ativos regulados;
- Dividend yield acima da média, estimado em 8%;
- Perspectivas de crescimento e oportunidades no mercado de gás.
Nos cálculos do BofA, a companhia deverá gerar um ROIC (retorno sobre o capital investido) de 15%, nível considerado mais do que suficiente para sustentar o pagamento de dividendos, financiar o crescimento orgânico e ampliar as operações da Edge sem assumir riscos excessivos em seu balanço patrimonial.
A Edge é um dos principais motores dessa expansão. A unidade atua na comercialização de gás natural e na operação de infraestrutura estratégica, como o terminal de regaseificação TRSP, em Santos, e a OneBio, maior planta de biometano do Brasil, localizada em Paulínia (SP).
Para o BofA, a Edge pode entregar um CAGR (taxa composta de crescimento anual) de 25% no EBITDA nos próximos três anos, acima do CAGR consolidado de 12% projetado para a Compass no mesmo período.
Os analistas também consideram razoável a avaliação da Edge, estimada em R$ 9,4 bilhões, uma vez que ela incorpora 12 milhões de metros cúbicos por dia (m³/dia) de volumes já visíveis, conferindo maior previsibilidade às projeções de crescimento.
Apesar disso, os investidores precisam se ater a alguns riscos, que incluem interferência regulatória, volumes regulados, concorrência na comercialização de gás e o balanço patrimonial da Cosan.