Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Por que o brasileiro migra cada vez mais para os bancos digitais?

14/02/2021 - 17:00
C6 Bank
Os bancos digitais viraram alternativas para quem busca isenção de tarifas, atendimento exclusivamente on-line e outros benefícios (Imagem: YouTube/C6 Bank)

A tecnologia revolucionou a forma como realizamos diversas atividades em nosso cotidiano, principalmente as financeiras.

Durante o isolamento social, novos hábitos foram adquiridos, marcando o ano de 2021 como cenário ideal para o desenvolvimento de soluções inovadoras, como os bancos digitais, também conhecidos como bancos virtuais ou bancos 100% on-line.

A Seven, empresa com mais de 15 anos de referência em soluções tecnológicas de meios eletrônicos de pagamento, analisa o cenário de aderência e consolidação da utilização de bancos digitais atualmente e destaca que 2020 foi crucial para a expansão do setor de forma rápida e clara.

Uma pesquisa encomendada pela Fiserv – empresa que atua no processamento de transações com cartões – revelou que quase 20% dos brasileiros têm conta em banco digital.

Abrão Filho aumenta 135% sua receita em 2021

O número é expressivo – cerca de 40 milhões de pessoas. Dados da pesquisa também mostraram que os bancos virtuais são mais populares entre os consumidores de 18 a 34 anos, concentrando 21% dos respondentes nessa faixa etária.

“Atuamos em 6 países dos continentes da Europa, África e América. Quando o assunto são transações eletrônicas e meios de pagamentos, buscamos oferecer o melhor. Por isso, temos diversas soluções, desde para quem deseja ser um Banco Digital com sua própria marca ou também possuir uma gestão completa para emissão de cartões pós e pré-pagos, pois procuramos entregar resultados completos para as mais variadas operações financeiras”, ressalta o Diretor de Tecnologia da Seven, Evandro Prieto.

Em ascensão, os bancos digitais são competidores diretos dos bancos tradicionais. Cada vez mais a todo vapor e inovando o setor financeiro nacional, os bancos digitais viraram alternativas para quem busca isenção de tarifas, atendimento exclusivamente on-line e outros benefícios.

No Brasil, os principais bancos virtuais são: Nubank, Neon, Banco Inter (BIDI3; BIDI4; BIDI11), Mercado Pago, Pagseguro (PAGS), Banco Original e C6 Bank.

Digitalização do acesso

Internet banking E-commerce Fintech
Motivos não faltam para migrar para um banco digital (Imagem: Divulgação)

Quem pensa que a ausência de agências físicas é um empecilho, se engana. Um levantamento do UBS Evidence Lab mostra que em 2020, pela primeira vez, a parcela de downloads de aplicativos dos novos players ultrapassou a de instituições tradicionais.

Em 2019, a participação dos maiores bancos era de 52% e dos novos, 48%. No ano passado, essa posição se inverteu, com os bancos digitais alcançando uma fatia de 52%.

Com o intuito de promover mais agilidade no atendimento e, consequentemente, fidelizar um maior número de consumidores, os principais serviços que um banco digital oferece são: cartão de crédito sem anuidade, seguros, conta corrente digital sem taxas, empréstimos e investimentos.

Ainda na maioria dos casos, os atendimentos se adequam à necessidade do cliente, sendo por telefone ou chat.

Para sair ainda mais na frente na corrida por usuários, democratizando o acesso ao sistema financeiro, os bancos on-line buscam oferecer uma experiência de acesso pelo APP bem fluida e com uma interface moderna. Quanto mais intuitiva, mais almejada.

Além disso, muitos bancos digitais oferecem diversas vantagens para a captura de novos clientes e descontos agressivos em operações. Há por exemplo o famoso “cashback”, ou seja, dinheiro de volta na compra de produtos em lojas parceiras.

Motivos não faltam para migrar para um banco digital. A praticidade, a eficiência, a tecnologia, a eficácia, a isenção ou redução de taxas, a ausência de burocracia e o desempenho exercido por eles são destaques diante de um mercado saturado com os procedimentos burocráticos dos grandes bancos.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Lucas Simões - 12/02/2021 - 13:29

Pela Web