Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Portos congestionados na China afetam compras de minério, carvão

03/09/2020 - 8:08
Porto
O congestionamento nos portos da China pode aumentar ainda mais os custos para siderúrgicas (Imagem:REUTERS/Marcos Brindicci)

O pesado congestionamento nos portos da China desacelerou importações de commodities a granel, como minério de ferro e carvão, potencialmente gerando custos mais altos para alguns compradores do país que é o maior consumidor mundial de matérias-primas.

“Há um grande congestionamento nos portos chineses devido ao atraso de liberação da alfândega, que atingiu um nível significativamente alto em meados de agosto”, disse Pranay Shukla, analista da IHS Markit, por e-mail. “Depois disso, o congestionamento começou a diminuir, mas ainda está acima dos níveis dos últimos três anos.”

A China Iron & Steel Association citou preocupação com os atrasos nos portos no início deste mês. Fatores como mau tempo e controles do vírus afetaram as importações de minério de ferro, que haviam atingido recorde em julho.

O congestionamento nos portos da China pode aumentar ainda mais os custos para siderúrgicas. Os preços do minério de ferro dispararam neste ano, para o maior nível desde 2014, devido a interrupções no fornecimento do Brasil e à forte demanda interna impulsionada pelos estímulos do governo para retomar o crescimento.

De acordo com dados de rastreamento de navios da IHS, as importações de minério de ferro no mês passado totalizaram 98,9 milhões de toneladas, queda de 8% em relação a julho, embora ainda maiores no acumulado do ano.

As importações de carvão alcançaram 15,4 milhões de toneladas, baixa de 25% em relação ao mês anterior, enquanto as compras de bauxita caíram 34%. A China divulga dados comerciais de agosto na segunda-feira.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Rafael Borges - 03/09/2020 - 8:08