Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Portugal investirá 43 bi de euros em infraestrutura até 2030, diz premiê

22/10/2020 - 16:24
Antonio Costa
O desenvolvimento econômico envolve um aumento na produção de bens e serviços comercializáveis (Imagem: REUTERS/Olivier Hoslet)

O primeiro-ministro de Portugal anunciou nesta quinta-feira investimentos da ordem de 43 bilhões de euros em infraestrutura pública, incluindo um trem de alta velocidade entre Lisboa e a segunda maior cidade do país, o Porto, a serem concluídos até o ano de 2030.

Os investimentos irão se concentrar em transporte e energia, disse o primeiro-ministro, Antonio Costa, com um total de 21,7 bilhões de euros destinados a projetos de transporte e 13 bilhões de euros direcionados a energia limpa, sendo que grande parte é centrado na produção de hidrogênio.

A projeção é que o aguardado sistema ferroviário de alta velocidade custe 4,5 bilhões de euros, com outros 2 bilhões de euros reservados para a expansão dos portos de águas profundas em Sines, Leixões e Lisboa.

O plano, já aprovado pelo Parlamento, deverá ser implementado a partir de 1º de janeiro de 2021, financiado com 12 bilhões de euros do Orçamento nacional, outros 12 bilhões de fundos estruturais europeus, 3,3 bilhões de fundos de recuperação e 14,2 bilhões de investimentos privados, afirmou Costa.

“O desenvolvimento econômico envolve um aumento na produção de bens e serviços comercializáveis, nos dando maior competitividade externa e aumentando as exportações”, disse Costa em entrevista coletiva.

O governo de Portugal projetou que o Produto Interno Bruto (PIB) do país, com estimativa de recuo de 8,5% em 2020 a pior recessão em quase um século vá se recuperar em 2021, com crescimento de 5,4%.

As exportações devem aumentar 10,9%, após queda preocupante de 22% em 2020, com o investimento previsto para crescer 5,3% após recuo de 7,4% neste ano.

Em 2019, a economia cresceu 2,2%, ajudando Portugal a atingir o primeiro superávit orçamentário em 45 anos, equivalente a 0,1% do PIB.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por André Luiz - 22/10/2020 - 16:24