AO VIVO: Powell discursa após reduzir ritmo do afrouxamento monetário nos EUA; acompanhe
O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, concede entrevista coletiva nesta quinta-feira (7), após o Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) cortar os juros de referência dos Estados Unidos (EUA) em 0,25 ponto percentual (p.p.).
A Fed Funds rate foi reduzida do intervalo de 4,75% a 5% para 4,50% a 4,75% ao ano. O corte já era esperado pelo mercado.
“Indicadores recentes sugerem que a atividade econômica continuou a se expandir em um ritmo sólido. Desde o início do ano, as condições do mercado de trabalho têm melhorado e a taxa de desemprego tem subido, mas continua baixa. A inflação progrediu em direção à meta de 2%, mas continua elevada”, diz o comunicado.
- TRUMP ELEITO, E AGORA? Saiba onde investir e entenda os possíveis desdobramentos econômicos a partir de agora
A expectativa quanto ao discurso de Powell fica para possíveis indicações sobre o futuro da política monetária, apesar de o Fomc ressaltar, na nota, que monitorará as implicações das informações recebidas na perspectiva econômica para tomar as próximas decisões.
Há também uma esperança em relação a algum posicionamento do chair do Fed sobre a vitória de Donald Trump na disputa pela presidência dos EUA. Economistas dizem que os planos do republicano podem deixar o banco central em posição de cautela com o risco inflacionário.