Coluna
Colunista Vitreo

Pré-mercado: Sem Davos este ano

18 maio 2021, 8:32 - atualizado em 18 maio 2021, 8:32
Sem respirar de nervoso com a CPI e com a MP da Eletrobras / Oxigênio (2021)

Bom dia, pessoal!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Fórum Econômico Mundial, usualmente realizado em Davos, na Suíça, foi cancelado para o ano de 2021.

A princípio, ele deveria ser apenas postergado para o segundo semestre (agosto) e promovido em Cingapura.

Agora, porém, como nem na Ásia as coisas parecem estar mais acertadas, uma vez que a Índia se encontra em uma situação bastante delicada, o evento foi definitivamente cancelado.

Com os mercados ansiosos em ver um mundo caminhando para sinais de reabertura, a notícia é desagradável, até mesmo para a pauta ambiental, que tem encontrado espaço em Davos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De todo modo, a notícia não parece fazer preço.

Hoje, os mercados abrem em alta na Europa, depois de uma segunda-feira (17) mais difícil.

Os futuros americanos acompanham o otimismo nesta manhã. A ver…

Que venha logo essa privatização

Com a força das commodities, nosso Ibovespa, o principal índice de ações do Brasil, testou novamente os 123 mil pontos, tendo se descolado de Nova York ontem (17).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para hoje, a CPI da Covid e a MP da Eletrobras estão na agenda do dia, trazendo volatilidade para ativos de risco pela ótica local. Líderes do governo tentarão votar a pauta entre até amanhã, mas o caminho não é trivial.

Um pingo de reformas privatizantes em um dos países que mais gastam com funcionalismo público seria como um suspiro de alívio – as despesas com pessoal ativo de União, Estados e municípios chegaram a 12,9% do PIB em 2019, por exemplo.

Ontem, uma briga por receita criou impasse à privatização da companhia de energia, impactando seus preços em Bolsa – agora, alterações no texto da proposta tornaram-se foco de tensão, fazendo com que o mercado tema sobre a viabilidade da operação.

Sobre a CPI em Brasília, os trabalhos começarão às 9h com o depoimento de Ernesto Araújo, enquanto o isolamento social atinge o nível mais baixo na pandemia – até semana passada, ainda tínhamos mais de 2.000 mortes por dia, vale lembrar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pelo lado positivo, os insumos da China para a produção de novas doses parecem finalmente ter data para chegar, enquanto os EUA doam 20 milhões de vacinas já aprovadas para outros países, incluindo o Brasil.

E essa tributação nova vem quando?

O presidente Joe Biden deve anunciar alguma revisão em seus aumentos de impostos sobre os ricos e as empresas para financiar seus projetos fiscais.

A proposta mais recente, chamada de “Plano das Famílias Americanas”, reverteria alguns dos cortes de impostos do ex-presidente Trump em 2017, aumentando a alíquota do imposto sobre as empresas para 28% (agora parece que será 25%), enquanto o imposto sobre ganhos de capital para americanos que ganham mais de US$ 1 milhão por ano poderia quase dobrar para 39,6% (novo número ainda a ser apresentado).

Mudanças no Imposto de Renda também são previstas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A notícia tem gerado apreensão em Wall Street, que fica sensível e suscetível a realizações, como a de ontem (17), na expectativa cautelosa pela ata do Federal Reserve, a ser divulgada na quarta-feira (19).

O cálculo da Casa Branca é de que há necessidade de modernizar a infraestrutura, investir em creches e na educação infantil e, para tal, é preciso propor uma forma de custear isso.

A interpretação democrata é que os mais ricos e as empresas deveriam arcar com os custos de tantos projetos, mas existem visões alternativas e outras propostas que ainda estão sobre a mesa. Muita discussão pela frente.

Aflições europeias

Os dados do mercado de trabalho do Reino Unido vieram mais fortes do que o esperado, com revisões positivas no mês anterior, um movimento que tem sido verificado em todos os países que experimentam algum grau de reabertura – o entendimento é o de que os modelos convencionais não conseguiriam capturar com precisão o crescimento verificado na reabertura.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outra coisa positiva: estes ainda são os dados de março e, portanto, são anteriores ao fim de várias restrições significativas nas últimas semanas.

É importante acompanhar movimentos de países em reabertura, como o Reino Unido, os EUA e a Austrália, para entendermos como a recuperação está se dando e estabelecermos premissas para as nossas condições aqui.

A narrativa de crescimento europeu hoje, inclusive, será colocada à prova, uma vez que o PIB veio em linha com o esperado, sem grandes surpresas – houve queda de 0,6% no primeiro trimestre contra o período imediatamente anterior, o último trimestre do ano passado.

A recuperação econômica da Europa está dividida entre 2021 e 2022.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nota-se que a Zona do Euro está atrasada em relação à história de crescimento dos britânicos e dos americanos, com expectativa de inversão dessa tendência no segundo semestre, quando as demais localidades normalizarem o crescimento, como tem acontecido na China, e a Europa se reabrir mais definitivamente.

Anote aí!

Para hoje, o PIB europeu prometia mostrar a força da economia dos países do bloco, mas os dados, diferentemente do PIB japonês, que veio abaixo da mediana do consenso, vieram em linha com o esperado, sem grandes surpresas.

Falas de autoridades monetárias na Europa (BCE e BoE) têm espaço para a atenção dos agentes econômicos.

Na terra do Tio Sam, os mercados ainda focam seus esforços na análise das pressões inflacionárias, com expectativas para a ata do Fed nesta quarta-feira, que pode trazer impacto sobre o câmbio e juros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fora isso, construções de moradias iniciadas de abril e estoques de petróleo aparecem na agenda do dia.

No Brasil, foco no calendário de Brasília, que deverá trazer emoção, com a Secretaria de Política Econômica divulgando a grade de parâmetros macroeconômicos com estimativas sobre o PIB e a inflação e Boletim MacroFiscal, além dos fatores políticos já mencionados acima.

A reunião trimestral de diretores do BC no Rio de Janeiro também marca o dia – novidades podem movimentar os mercados.

Muda o que na minha vida?

Os gastos do consumidor estão aumentando, mas a inflação também.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nos EUA, as vendas no varejo de agora parecem estar caminhando para patamares acima dos níveis pré-pandemia e devem continuar subindo à medida que os casos de Covid-19 diminuem e a economia se recupera.

Vale lembrar que as vendas no varejo respondem por cerca de um terço dos gastos do consumidor, de longe o principal impulsionador da economia americana – os americanos já estão começando a gastar mais em serviços que evitaram durante a pandemia.

No entanto, como já estamos cansados de saber, todos os gastos reprimidos parecem ter uma desvantagem: preços mais altos, o que deixa os investidores em Wall Street apreensivos quanto ao nível e a natureza da inflação.

Um dos erros mais comuns sobre a noção generalizada que as pessoas têm de inflação é a ideia de que um único número pode medir as variações de preços.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A verdade sobre a inflação é complexa, com muitas maneiras de medi-la.

As principais medidas da inflação dos preços ao consumidor e ao produtor estão subindo hoje, mas não por causa do que está acontecendo agora.

O custo de uma ampla variedade de produtos, desde petróleo a madeira e metais preciosos, está aumentando.

Os fabricantes estão começando a repassar alguns desses aumentos de preços para os clientes, gerando inflação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ou seja, as taxas de inflação mais altas nos dizem que há 12 meses os preços dessas commodities, como o petróleo, estavam mais baixos.

Nesse caso, estaríamos passando por um choque temporário de preços, que deverá ser corrigido nos próximos 12 meses.

De fato, a inflação pode até ficar mais alta do que tem estado nos últimos dez anos, mas só porque a última década foi de inflação baixíssima.

Um retorno de preços mais altos, principalmente causados por um choque, não significa o renascimento estrutural de uma inflação perversa, o medo atual dos mercados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fique de olho!

O nosso principal FoF, o FoF Melhores Fundos, segue sendo o prodígio que foi no ano passado. Batendo o CDI de lavada e entregando 26,41% desde o começo, no dia 08/04/2019, até a cota do dia 14/05/2021.

Confira:

No ano, o FoF tem entregado 3,39%, enquanto o CDI é de 0,81% no mesmo período (também até a cota do dia 14/05/2021).

São resultados muito consistentes e uma performance que não perde fôlego, ainda mais porque é um FoF super diversificado, com fundos dos mais variados, com tudo o que você precisa: renda variável, renda fixa, proteções, câmbio… Não falta nada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Claro que performance passada não garante lucro futuro, como você sabe, mas a consistência do FoF Melhores Fundos tem que ser exaltada.

Clique abaixo para investir:

[INVISTA NO FOF MF]

Atenção:

A aplicação em fundos de investimento não conta com a garantia do FGC, de qualquer mecanismo de seguros ou dos prestadores de serviço do fundo.

Não deixe de ler o regulamento do fundo e seus fatores de risco antes de investir.

Um abraço,

Jojo Wachsmann

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
CIO e sócio fundador da Vitreo
Também conhecido como Jojo, George Wachsamnn é CIO e sócio fundador da Vitreo. Economista pela USP, com mestrado pela Stanford University e mais de 25 anos de experiência no mercado, passou pelo Unibanco (onde ajudou a montar a área de fundo de fundos) e anos mais tarde montou a Bawm Investments que foi mais tarde comprada pela GPS - a maior gestora de patrimônio independente do Brasil onde ele também trabalhou por anos, cuidando de fortunas. Jojo lidera a equipe de gestão e ajuda a viabilizar versões mais baratas de produtos antes disponíveis apenas para brasileiros de alto patrimônio. Ele “conversa” com todos nossos clientes semanalmente no Diário de Bordo, o update semanal da Vitreo sobre mercados e produtos.
George.Wachsamnn@moneytimes.com.br
Também conhecido como Jojo, George Wachsamnn é CIO e sócio fundador da Vitreo. Economista pela USP, com mestrado pela Stanford University e mais de 25 anos de experiência no mercado, passou pelo Unibanco (onde ajudou a montar a área de fundo de fundos) e anos mais tarde montou a Bawm Investments que foi mais tarde comprada pela GPS - a maior gestora de patrimônio independente do Brasil onde ele também trabalhou por anos, cuidando de fortunas. Jojo lidera a equipe de gestão e ajuda a viabilizar versões mais baratas de produtos antes disponíveis apenas para brasileiros de alto patrimônio. Ele “conversa” com todos nossos clientes semanalmente no Diário de Bordo, o update semanal da Vitreo sobre mercados e produtos.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar