Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Preços de commodities ajudam resultado da Anglo American em 2020 após baque da Covid

25/02/2021 - 9:39
Anglo American
A Anglo foi a mais atingida entre seus pares do setor pelos lockdowns associados ao coronavírus (Imagem: REUTERS/Rodrigo Garrido)

A Anglo American superou projeções ao divulgar uma pequena queda nos resultados de 2020 e elevar os dividendos, depois que a força dos preços das commodities ajudou a diversificada mineradora a se recuperar do baque do coronavírus sobre a primeira metade do ano.

As ações da companhia chegaram a subir 4,5% em Londres após o resultado, o segundo maior ganho do índice FTSE 100.

A Anglo foi a mais atingida entre seus pares do setor pelos lockdowns associados ao coronavírus, incluindo em países como África do Sul e Botswana, e também teve problemas operacionais em uma unidade de platina.

Mas uma recuperação nos preços das commodities e uma melhora no lado operacional ajudaram a empresa a entregar o melhor segundo semestre desde 2011.

Abrão Filho aumenta 135% sua receita em 2021

“Foi certamente um ano de duas metades”, disse o presidente-executivo Mark Cutifani a jornalistas.

O preço de muitos metais disparou devido à oferta restrita e maior demanda. O cobre e o minério de ferro estão sendo negociados em máximas de 10 anos, enquanto a platina atingiu o maior nível em seis anos.

Isso também beneficiou rivais maiores da Anglo como Glencore , Rio Tinto e BHP , com todas batendo as expectativas do mercado para lucros e dividendos.

“Deixe-me tranquilizá-los. Embora os fundamentos para a indústria sejam fortes, não estamos sendo seduzidos pelos bons preços”, disse Cutifani, ao comentar que a Anglo continuará a manter a disciplina nos custos.

A mineradora está no momento investindo na mina de cobre Quellaveco, no Peru, um dos poucos projetos de cobre de grande escala em todo o mundo. A primeira produção está prevista para o próximo ano.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) da Anglo caiu 2%, para 9,8 bilhões de dólares no ano passado, superando uma previsão de 9,4 bilhões de nove analistas compilados pela plataforma Vuma.

A Anglo declarou um dividendo final de 72 centavos de dólar por ação, em linha com sua política de pagamento de 40% dos lucros e um aumento de 53% em relação ao ano anterior, superando a previsão de consenso.

A dívida líquida no final de dezembro era de 5,6 bilhões de dólares, acima dos 4,6 bilhões do ano anterior, mas abaixo dos 7,6 bilhões no final do primeiro semestre.

A Anglo declarou um dividendo final de 72 centavos de dólar por ação (Imagem: REUTERS/Siphiwe Sibeko)(

Cutifani disse que a mineradora deve completar a cisão de seus ativos de carvão térmico na África do Sul nos próximos dois anos se eles forem desmembrados, atualmente a rota de saída preferida.

Mas interessados abordaram a Anglo para comprar os ativos, então a venda ainda é uma possibilidade, disse ele, acrescentando que a Anglo também espera sair de sua mina de carvão Cerrejon na Colômbia em dois ou três anos.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Rafael Borges - 25/02/2021 - 9:39

Pela Web