CryptoTimes

Preços de transações em corretoras cripto aumentaram em março, afirma B2C2

07 abr 2020, 14:22 - atualizado em 07 abr 2020, 14:22
Spread é o custo de transação para realizar uma negociação em uma corretora de criptoativos, o que pode aumentar devido à volatilidade do mercado (Imagem: Freepik/starline)

Diferenças de preço (“spreads”) em corretoras de criptoativos dispararam durante março por conta da ansiedade que dominou os mercados globais, de acordo com dados compilados pela B2C2, empresa de negociação de mercado de balcão (OTC) de criptoativos.

A diferença entre o preço que um negociador está disposto a comprar um ativo e o preço pelo qual está disposto a vender, a diferença de preço para compra e venda (“bid-ask spread”) tende a ampliar em períodos de maior volatilidade. Essa diferença é o custo de transação para realizar uma negociação.

Conforme o preço do bitcoin (BTC) caiu 50% no dia 12 de março, as diferenças de preço referentes na B2C2 aumentaram 200 pontos-base, enquanto outras corretoras viram diferenças dispararem para 500 pontos-base.

“Pensando de outra forma, essa é uma diferença de 5% no preço em que um investidor poderia comprar na corretora e no preço em que um investidor poderia vender. Na sexta-feira, a diferença de preço para compra e venda ultrapassou 10% em uma das plataformas”, afirmou B2C2.

Diferença de preço para compra e venda (incluindo taxas) para 25 BTC (Imagem: B2C2)

“Embora B2C2 tenha expandido em meio à incerteza, os preços continuaram mais baixos do que os de outras corretoras durante grande parte do período de 48 horas.”

Embora o ponto da mensagem esteja claro, para servir como um bom marketing para a empresa britânica, também fornece uma interessante perspectiva sobre as dinâmicas de mercado durante períodos inéditos de volatilidade.

Na verdade, a ampliação das diferenças de preço está afetando todos os mercados conforme os medos atrelados ao coronavírus continuam a assolá-los.

Mesmo com a injeção de bilhões de dólares do Federal Reserve nos mercados de títulos, negociadores relataram um aumento na lacuna entre o preço de compra e o de venda.

Ainda assim, conforme afirma a B2C2, tais períodos de volatilidade podem ser rentáveis para corretoras e plataformas de negociação que estão no meio termo, capturando a diferença de preço.

“Fortunas são conquistadas e perdidas em períodos críticos como esse”, afirmou a empresa.

theblock@moneytimes.com.br