Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Preços do petróleo sobem com cortes da Opep e redução de estoques nos EUA

04/02/2021 - 9:23
Petróleo Commodities
O petróleo Brent subia 0,38 dólar, ou 0,65%, a 58,84 dólares por barril, às 9:17 (horário de Brasília) (Imagem: Reuters/Nick Oxford)

Os preços do petróleo ampliaram ganhos nesta quinta-feira, depois que a aliança Opep+ de produtores manteve sua política de produção reduzida e os estoques de petróleo dos EUA caíram, ajudados ainda por otimismo sobre um novo projeto de lei de alívio da pandemia nos EUA.

O petróleo Brent subia 0,38 dólar, ou 0,65%, a 58,84 dólares por barril, às 9:17 (horário de Brasília). O petróleo dos Estados Unidos avançava 0,43 dólar, ou 0,77%, a 56,12 dólares por barril.

“Os fatores de suporte superam os desenvolvimentos negativos no momento”, disse Tamas Varga, analista da PVM Oil Associates, citando a alta conformidade da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e seus aliados com cortes de produção e sua meta declarada de acelerar a redução de estoques.

“Os cortes sauditas extras de 1 milhão de barris por dia (bpd) que começaram este mês implicam em novas retiradas de estoque até pelo menos o final do primeiro trimestre”, acrescentou Varga.

A Opep+ estendeu seu pacto de restrições de oferta de petróleo nos níveis atuais na quarta-feira, sugerindo que os produtores estão felizes com os cortes, que têm drenado os estoques, enquanto seguem incertezas sobre as perspectivas de recuperação em demanda enquanto a pandemia de Covid-19 perdura.

Um documento visto pela Reuters na terça-feira mostrou que a Opep espera que os cortes na produção deixem o mercado em déficit ao longo de 2021, embora o grupo tenha reduzido sua previsão de demanda.

O mercado foi ainda mais estimulado pela notícia de que os democratas no Congresso dos EUA deram os primeiros passos para fazer avançar o plano de ajuda ao coronavírus proposto pelo presidente Joe Biden, de 1,9 trilhão de dólares.

Também apoiando os preços, os estoques de petróleo bruto dos EUA caíram em 994.000 barris na semana passada, para 475,7 milhões de barris, o nível mais baixo desde março, disse a Administração de Informação de Energia dos EUA (AIE) na quarta-feira. Analistas em uma pesquisa da Reuters previam um aumento de 446.000 barris.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Rafael Borges - 04/02/2021 - 9:23

Cotações Crypto
Pela Web