Internacional

Premiê da Índia recebe vacina produzida no país em ampliação de campanha de imunização

01 mar 2021, 11:15 - atualizado em 01 mar 2021, 11:15
“Apelo a todos aqueles que estão habilitados para que tomem a vacina”, disse Modi (Imagem: India’s Press Information Bureau/Handout via REUTERS)

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, foi inoculado com a primeira dose de uma vacina contra coronavírus fabricada no país nesta segunda-feira, iniciando uma ampliação da campanha de vacinação indiana no momento em que as infecções aumentam em alguns Estados.

Pessoas de mais de 60 anos e aquelas de 45 ou mais que sofrem de certos problemas médicos agora podem ser vacinadas, mas alguns centros de vacinação relataram problemas com o portal público Co-Win, usado para coordenar a campanha, o que pode retardar o progresso.

A Índia, que tem o maior número de casos de Covid-19 do mundo depois dos Estados Unidos, vacinou 12 milhões de profissionais de saúde e da linha de frente desde que iniciou seu programa de imunização, em meados de janeiro. O país quer cobrir 300 milhões de seu 1,35 bilhão de habitantes até agosto.

“Apelo a todos aqueles que estão habilitados para que tomem a vacina”, disse Modi, de 70 anos, no Twitter, publicando uma foto na qual recebe o imunizante em um hospital do governo em Nova Délhi. “Juntos, vamos livrar a Índia da Covid-19!”

Na semana passada, o governo disse que deixaria as pessoas escolherem seu centro de vacinação, na prática permitindo que os beneficiários escolham a vacina doméstica Covaxin ou a da AstraZeneca, o que não acontecia antes.

A campanha de inoculação está mais lenta do que o esperado por causa de uma relutância de profissionais de saúde e da linha de frente para receber a Covaxin, que foi aprovada sem dados de eficácia de estudos de estágio avançado.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.