CryptoTimes

Presidente da SEC pede por maior regulamentação de stablecoins e corretoras cripto

05 abr 2022, 8:53 - atualizado em 05 abr 2022, 8:53
Gary Gensler SEC EUA
Gary Gensler é o presidente da SEC (Imagem: Reuters/Evelyn Hockstein/Pool)

A Comissão de Valores Mobiliários e de Câmbio dos Estados Unidos (SEC, a CVM americana) está em busca de novas medidas para atividades de custódia e criação de mercado em empresas cripto, e pressionando para maior supervisão da reguladora em stablecoins.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em um discurso feito ontem (4), o presidente da SEC, Gary Gensler, parece ter encontrado um meio de alcançar os objetivos da reguladora.

Gensler disse que havia pedido à sua equipe que trabalhasse com a Comissão para Negociação de Futuros de Commodities (CFTC), para encontrar meios para “registrar e regulamentar plataformas em que a negociação de valores mobiliários e não mobiliários está interligada”.

“Ao contrário de corretoras tradicionais, as plataformas centralizadas de negociação de criptomoedas geralmente ficam com a custódia dos ativos dos clientes. No ano passado, mais de US$ 14 bilhões em valor foram roubados”, disse Gensler.

“Pedi à minha equipe que trabalhasse com plataformas para registrá-las e regulá-las, e garantir a proteção dos ativos dos consumidores”, acrescentou o presidente da SEC.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nos Estados Unidos, a SEC é responsável pela regulamentação de valores mobiliários, que são produtos de investimento, como ações ou títulos, adquiridos com a expectativa de rendimentos.

Já a CFTC é responsável pela regulamentação de futuros de commodities, instrumentos financeiros que permitem negociar commodities em uma data futura a determinado valor.

Por regularem ativos tradicionais, os criptoativos representam uma classe de difícil definição e classificação pelas reguladoras, disse o CEO da FTX US, Brett Harrison, ao Decrypt.

Uma ação conjunta entre SEC e CFTC quanto à regulamentação dessas plataformas pode solucionar parte da confusão regulatória, ao indicar com maior clareza a quem as corretoras cripto devem recorrer.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o Decrypt, o CEO da FTX US espera que haja “um processo de registro mais claro para tokens”, para que todos saibam que é seguro listar um token sem serem surpreendidos depois pelas reguladoras.

SEC mira também nas stablecoins

Em seu discurso, o presidente da SEC também demonstrou preocupação quanto às stablecoins.

Segundo Gensler, “as três maiores stablecoins foram criadas por plataformas de negociação ou empréstimos, e investidores do varejo nos Estados Unidos não têm direito de redenção para as duas maiores stablecoins em capitalização de mercado. Existem conflitos de interesse e questões de integridade do mercado que se beneficiariam de maior supervisão”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desde sua confirmação como presidente da SEC, Gary Gensler pediu por maior autoridade à Comissão sobre as corretoras de criptomoedas, justificando que essas empresas fazem parte do escopo de atuação da SEC, sem a necessidade de criação de novas leis.

“Devemos aplicar essas mesmas proteções nos mercados cripto”, concluiu o presidente da Comissão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
theblock@moneytimes.com.br
Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado cripto?

Receba a newsletter semanal do Crypto Times com as notícias mais quentes deste mercado

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar