Internacional

Presidente de BC da Turquia quer trocar aliados de antecessor

09 nov 2020, 13:25 - atualizado em 09 nov 2020, 13:25
Bandeira da Turquia
Qualquer substituição teria que ser aprovada por Erdogan e publicada no Diário Oficial (Imagem: Pixabay)

O novo presidente do banco central da Turquia planeja substituir alguns subordinados na autoridade monetária, segundo pessoas a par do assunto.

O presidente da instituição, Naci Agbal, estaria ansioso para afastar membros do Comitê de Política Monetária que eram próximos ao ex-ministro das Finanças, Berat Albayrak, genro do presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, disseram as fontes na segunda-feira, que não quiseram ser identificadas. Albayrak renunciou inesperadamente ao cargo de czar da economia do país na noite de domingo, um dia depois do presidente anterior do banco central, Murat Uysal, ter sido demitido.

Qualquer substituição teria que ser aprovada por Erdogan e publicada no Diário Oficial. Um porta-voz de Agbal não respondeu a pedidos de comentários.

Agbal muitas vezes criticou a política de intervenção nos mercados de Albayrak. Sua indicação pode sinalizar que taxas de juros mais altas estão a caminho, mas isso depende de até que ponto ele negociará um nível de independência na condução de políticas.

A lira, que tem o pior desempenho neste ano entre mercados emergentes, mostrou certo alívio após a turbulência do fim de semana. A moeda chegou a subir até 6% em relação ao dólar, o maior ganho em mais de dois anos.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.