Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Presidente do Banco Central da Rússia pode reduzir a taxa de juros em passos maiores

28/04/2020 - 11:11
Elvira Nabiullina
“Entendendo a natureza e a escala do choque econômico que enfrentamos agora, estamos dizendo que podemos reduzir a taxa em passos maiores do que antes”, disse Nabiullina (Imagem: Reuters/Shamil Zhumatov)

O banco central da Rússia vê espaço para mais cortes em sua taxa básica de juros e poderá reduzi-la em passos maiores do que antes para apoiar a economia que luta contra o surto do novo coronavírus, afirmou nesta terça-feira a presidente do banco, Elvira Nabiullina.

O banco central russo reduziu sua taxa básica de juros em 50 pontos-base, para 5,5%, na semana passada, prevendo que a economia recuará até 6% este ano devido à pandemia e aos baixos preços do petróleo, a principal exportação do país.

Nabiullina, falando à câmara baixa do Parlamento, disse que é importante fornecer à economia empréstimos mais baratos em uma situação extraordinária para ajudá-la a se recuperar depois que as restrições de isolamento forem aliviadas e suspensas.

“Entendendo a natureza e a escala do choque econômico que enfrentamos agora, estamos dizendo que podemos reduzir a taxa em passos maiores do que antes”, disse Nabiullina.

O banco central declarou sua mudança para uma política monetária expansionista na semana passada, enfrentando a necessidade de sustentar a economia e as atividades comerciais afetadas pelos isolamentos adotados pela Rússia no final de março.

Apesar dos isolamentos, o número de novas infecções na Rússia continua subindo, aumentando nesta terça-feira em 6.411, um recorde diário que levou o número nacional para 93.558. O número de mortes atingiu 867.

O setor bancário na Rússia está agora “em muito boa forma”, mas verá uma queda na atividade de concessão de empréstimos, já que pessoas e empresas estão cautelosas quanto ao aumento de seu endividamento, disse Nabiullina.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Lucas Eurico Simões - 28/04/2020 - 11:11

Cotações Crypto
Pela Web