CryptoTimes

Presidente do Banco da Inglaterra afirma que criptomoeda “duradoura” ainda precisa ser inventada

26 jan 2021, 9:04 - atualizado em 26 jan 2021, 9:04
Banco da inglaterra
Bailey acredita que criptomoedas existentes não solucionaram as questões necessárias de governança para serem usadas como moedas (Imagem: Flickr/Banco da inglaterra)

Andrew Bailey, presidente do Banco da Inglaterra (BoE), afirma que uma criptomoeda “duradoura” ainda precisa ser inventada.

Os comentários de Bailey foram feitos durante um painel do Fórum Econômico Mundial (FEM) sobre “Redefinir Moedas Digitais”.

Bailey disse que inovações recentes para a infraestrutura de pagamentos estão aqui para ficar e que criptomoedas têm um papel em eliminar antigas barreiras, como velocidade e custo.

Ainda assim, Bailey acredita que criptomoedas existentes não solucionaram as questões necessárias de governança para serem usadas como moedas.

Já chegamos ao que eu chamaria de design, governança e mecanismos para uma moeda digital duradoura? Não, eu honestamente não creio que tenhamos chegado lá.

Segundo Bailey, criptomoedas existentes, da maneira como foram originalmente criadas, não fornecem uma garantia suficiente às pessoas de que seus pagamentos serão adequadamente executados na forma de um valor estável.

De seu ponto de vista, Bailey disse que a tendência de inovação dos pagamentos será em uma solução baseada em fiduciária para a realização de pagamentos na forma de valor estável.

Porém, a inovação digital veio para ficar, segundo Bailey. Por esse motivo, ele afirmou que líderes estão certos em continuar debatendo sobre os méritos de stablecoins e moedas digitais emitidas por bancos centrais (CBDCs) como uma solução duradoura para pagamentos.

“Ainda temos grandes desafios a enfrentar onde seremos auxiliados”, disse ele.

Esses grandes desafios incluem a redução de custos em remessas e pagamentos internacionais, segundo Bailey.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.