Eleições

Primeiras pesquisas eleitorais depois do início oficial das campanhas

19 ago 2022, 9:00 - atualizado em 18 ago 2022, 19:14
Eleições 2022
(Montagem com Reuters/Carla Carniel e Reuters/Adriano Machado)

Terça-feira (16) marcou o início das campanhas eleitorais oficialmente. A partir de agora, os candidatos já podem divulgar seus números e pedir votos. Também estão encerradas as inscrições de candidatos na justiça eleitoral.

Com todos os nomes em disputa já conhecidos, como eles começam a curta jornada de propaganda eleitoral até o dia 2 de outubro, data do primeiro turno das eleições?

Money Times separou os resultados as primeiras pesquisas eleitorais divulgadas junto com o início oficial das campanhas. Confira.

Corrida ao Palácio do Planalto

Na segunda-feira (15), foi divulgado levantamento telefônico do Instituto FSB, contratado pelo banco BTG Pactual.  Os números apresentados mostram que Lula tinha 41% e Bolsonaro 34% das intenções de voto e agora Lula tem 45% e Bolsonaro os mesmos 34%.

O Ipec, a pedido da TV Globo, divulgou na terça-feira (16) sua pesquisa com a intenção de votos para presidente.
O ex-presidente Lula, do PT, lidera a disputa com 44% das menções. Em seguida, o atual presidente e candidato
à reeleição, Jair Bolsonaro, do PL, é citado por 32% dos eleitores.

Já em outro patamar, Ciro Gomes (PDT) aparece com 6% das intenções de voto, Simone Tebet (MDB) com 2% e Vera (PSTU) com 1%. Os nomes de Constituinte Eymael (DC), Felipe d’Avila (NOVO), Léo Péricles (UP), Pablo Marçal (PROS), Sofia Manzano (PCB) e Soraya Thronicke (UNIÃO) foram citados, mas não atingiram 1% das intenções de voto, cada um. Aqueles que declaram intenção de votar em branco ou anular o voto somam 8% e os indecisos totalizam 7%.

A decisão de voto é considerada definitiva por 77% dos eleitores brasileiros, ao passo que 23% declaram que ainda podem mudar de candidato até o dia da eleição.

Na quarta-feira (17) foi divulgada a pesquisa Genial/Quaest para as eleições presidenciais. Nela, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece à frente, com 45% das intenções de voto no primeiro turno, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 33%.

Depois aparecem Ciro Gomes (PDT), com 6% e Simone Tebet (MDB), com 3%. Outros seis candidatos incluídos na pesquisa não pontuaram: Felipe d’Avila (Novo), José Maria Eymael (DC), Leonardo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB), Soraya Thronicke (União Brasil) e Vera Lúcia (PSTU).

Já a pesquisa PoderData, também divulgada na quarta-feira (17),  aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como líder no primeiro turno da corrida presidencial, com 44% das intenções de voto. O presidente Jair Bolsonaro (PL), que busca a reeleição, aparece em segundo, com 37%.

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) ficou com 6% e a senadora Simone Tebet (MDB) com 4%.

Na quinta-feira (18) foi divulgado o Datafolha, que mostrou o ex-presidente Lula com 47%, mesmo valor das três pesquisas anteriores, e Bolsonaro com 32%, 3% a mais do que na última pesquisa divulgada.

A pesquisa também mostra Ciro Gomes (PDT) com 7%, seguido por Simone Tebet (MDB), com 2%, e Vera (PSTU), 1%. Pablo Marçal (PROS), Sofia Manzano (PCB), Felipe d’Ávila (NOVO), Soraya Thronicke (União Brasil), Eymael (Democracia Cristã), Léo Péricles (UP) e Roberto Jefferson (PTB) não pontuaram.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Editor
Formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, é editor de política, macroeconomia e Brasil do Money Times. Com passagens pelas redações de SBT, Record, UOL e CNN Brasil, atuou como produtor, repórter e editor.
Linkedin
Formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, é editor de política, macroeconomia e Brasil do Money Times. Com passagens pelas redações de SBT, Record, UOL e CNN Brasil, atuou como produtor, repórter e editor.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.