Esportes

Primeiro teste dos “Jogos da Covid” pode vir no jogo de futebol entre Japão e África do Sul

20 jul 2021, 12:53 - atualizado em 20 jul 2021, 12:53
A equipe da África do Sul foi severamente prejudicada por infecções por Covid-19 (Imagem: Kyodo/via REUTERS)

O primeiro grande teste de como a Olimpíada pode ser realizada em meio a uma pandemia pode chegar ainda esta semana, no torneio de futebol masculino, quando o Japão enfrentar um time da África do Sul que terá dificuldades para escalar 11 jogadores devido ao coronavírus.

A equipe da África do Sul foi severamente prejudicada por infecções por Covid-19 e cortes antes de ir aos Jogos e depois recebeu a notícia de que dois dos seus jogadores e um analista de vídeo haviam testado positivo ao chegarem a Tóquio.

Vinte e um membros da delegação foram contatos próximos, disseram organizadores no fim de segunda-feira, o que deixa a África do Sul na corda bamba para o jogo de quinta-feira contra os anfitriões. Esse número foi posteriormente reduzido para 18.

As regras da Olimpíada para a prevenção contra o coronavírus ordenam que, para competir, um contato próximo precisa entregar testes diários de PCR negativo, um deles seis horas antes da competição. Eles precisam ser checados por um especialista e receber permissão da sua federação esportiva internacional.

As regras da Fifa estipulam que um time precisa ter 13 jogadores disponíveis para a partida ser realizada. O técnico da África do Sul, David Notoane, afirmou na terça-feira que os testes diários significam que ele não tem ideia de quem poderá ir a campo contra os japoneses.

Michiko Dohi, autoridade para a Covid-19 trabalhando com o Comitê Olímpico Japonês, disse que com os passos adequados e rígidos sendo tomados, a partida pode ser realizada com segurança.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.