BusinessTimes

Privatização da Eletrobras (ELET6): Trabalhadores poderão usar FGTS para comprar ações da companhia

19 maio 2022, 10:49 - atualizado em 07 jun 2022, 10:09
Eletrobras
Compra da participação acionária na Eletrobras poderá ser realizada pelos fundos mútuos de privatização. (Imagem: Facebook/Eletrobras)

Os trabalhadores com saldo no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) poderão usar até 50% do recurso para comprar ações da Eletrobras (ELET6) no processo de desestatização, aprovado nesta quarta-feira (18) pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

A compra da participação acionária na companhia poderá ser realizada por meio dos fundos mútuos de privatização — fundo criado nos anos 2000 para possibilitar o investimento do FGTS em ações de empresas estatais.

Segundo a Caixa Econômica, os trabalhadores já utilizaram os recursos do FGTS para comprar ações da Petrobras, durante os processos de capitalização em 2000 e 2010, e da Vale do Rio Doce, em 2002.

Foi definido um teto de R$ 6 bilhões na desestatização da Eletrobras para o uso de recursos do FGTS na compra de ações na oferta pública. Caso superado o teto, será realizado um rateio.

A privatização da Eletrobras

última etapa da privatização da Eletrobras contou com 6 votos a favor da desestatização com um voto contra de Vital do Rêgo.

Em seu parecer, ele alega que os dados da privatização e modelo têm uma série de inconsistências. O ministro, no entanto, não conseguiu apoio dos demais integrantes do colegiado para prevalecer seu entendimento.

Após a maioria dos ministros declararem apoio ao posicionamento do relator do processo, ministro Aroldo Cedraz, que se posicionou de forma favorável à privatização, Vital do Rêgo afirmou que respeita a decisão. “Aceito a decisão da maioria, mesmo não entendendo o posicionamento dela. Aceito, mas não entendo, mas respeito acima de tudo.”

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Receba as newsletters do Money Times!

Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!

Editora-assistente
Editora-assistente no Money Times e graduanda em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
Linkedin
Editora-assistente no Money Times e graduanda em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.