BusinessTimes

Procurador suíço investiga compra do Credit Suisse pelo UBS

02 abr 2023, 14:07 - atualizado em 06 abr 2023, 13:56
Credit Suisse
(Imagem: REUTERS/Arnd Wiegmann/File Photo)

A Procuradoria Federal da Suíça abriu uma investigação sobre a compra do Credit Suisse pelo UBS Group, que contou com apoio do Estado, informou o escritório da procuradoria-geral neste domingo (2).

O promotor, com sede na capital suíça Berna, está investigando possíveis violações da lei criminal do país por parte de funcionários do governo, reguladores e executivos dos dois bancos, que chancelaram uma fusão de emergência no mês passado para evitar o colapso do sistema financeiro do país.

Há “numerosos aspectos dos eventos em torno do Credit Suisse” que justificam uma investigação e que precisam ser analisados para “identificar quaisquer crimes que pudessem ser da competência do (procurador)”, afirmou em comunicado.

“O Gabinete do Procurador-Geral deseja cumprir proativamente com seu mandato e responsabilidade de contribuir para um sistema financeiro suíço limpo e montou um esquema de monitoramento para que possa agir imediatamente sobre quaisquer questões que caiam em sua área de responsabilidade”, acrescentou o comunicado.

Ele não deu indicações sobre qualquer aspecto específico do acordo de fusão que possa estar avaliando nem por quanto tempo a investigação pode durar.

O UBS e o Credit Suisse recusaram-se a comentar.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.