BusinessTimes

Produção fabril é afetada por medo de contágio de empregados

03 abr 2020, 16:33 - atualizado em 03 abr 2020, 16:33
Indústria
Funcionários de epicentros, como o leste da França, relutaram em retornar às linhas de montagem, especialmente sem material de proteção (Imagem: Freepik/azerbaijan_stocker)

Philippe Petitcolin teve dificuldade em convencer os trabalhadores a voltar ao chão de fábrica.

Os esforços do diretor-presidente da Safran para retomar as operações nas unidades que fabricam motores para a Airbus esbarraram em um obstáculo depois que a empresa entregou todo seu estoque de 60 mil máscaras para hospitais franceses e não tinha termômetros para verificar se a equipe poderia ter casos suspeitos de coronavírus.

Funcionários de epicentros, como o leste da França, relutaram em retornar às linhas de montagem, especialmente sem material de proteção.

“Os trabalhadores estão assustados”, disse Petitcolin. “Por um lado, as pessoas são instruídas a permanecer em confinamento e, por outro, pedimos que venham ao trabalho. Isso não é fácil.’

O cenário se repete globalmente, em empresas como Safran, BMW e Ford Motor, quando os casos globais ultrapassam 1 milhão.

Enquanto isso, o setor privado e governos tentam encontrar um equilíbrio entre confinamento e produtividade.

Trabalhadores continuam cautelosos, pois os países impõem restrições rígidas ao mesmo tempo em que instam alguns deles a voltar ao trabalho para evitar um colapso total da economia.

As paralisações em massa de fábricas na Europa e Ásia já causaram estragos no setor de manufatura, que registrou um dos piores meses em março com os problemas dos bloqueios nas cadeias de suprimentos.

Indicadores da atividade manufatureira mostraram forte queda e alguns caíram para o menor nível desde a crise financeira há mais de uma década.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.