AgroTimes

Produtos agropecuários ficam 5% mais caros entre março e abril, diz Cepea

20 maio 2021, 12:47 - atualizado em 20 maio 2021, 12:47
Suínos Porcos Carnes Commodities Agronegócio
Para a pecuária, o avanço é resultado da valorização nominal do leite, do boi gordo, do frango vivo e dos ovos, contrapondo-se às quedas observadas para o suíno vivo (Imagem: Unsplash/@kennethparatodos)

Em abril, o IPPA/CEPEA (Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários) registrou alta de 5%, em termos nominais, frente a março de 2021.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo informações do Cepea, esse resultado reflete as variações positivas registradas nos índices IPPA-Grãos, com elevação de 4,2%; IPPA-Pecuária, aumento de 1,6%; e IPPA-Cana-Café, com avanço importante de 23,2%.

Por outro lado, na mesma comparação, o índice IPPA-Hortifrutícolas registrou queda de 7,4%.

O desempenho do índice de grãos está atrelado à variação positiva dos preços nominais do milho, do trigo, da soja e do arroz.

Para a pecuária, o avanço é resultado da valorização nominal do leite, do boi gordo, do frango vivo e dos ovos, contrapondo-se às quedas observadas para o suíno vivo – que acumula baixas nominais sucessivas ao longo deste ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A expressiva alta, em termos nominais, observada para a cana-de-açúcar e o café foi responsável pelo desempenho do índice composto por ambos os produtos.

Já para os hortifrutícolas, o resultado está atribuído às quedas observadas nos preços nominais da batata, da banana e da uva.

Na mesma comparação, o IPA-OG-DI Produtos Industriais, calculado e divulgado pela FGV, avançou 2,9% – logo, de março para abril, os preços agropecuários se valorizaram frente aos industriais da economia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado agro?

Editoria do Money Times traz tudo o que é mais importante para o setor de forma 100% gratuita

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar