Economia

Programa de financiamento da folha libera R$ 413,5 milhões, 1% do seu orçamento

07 maio 2020, 20:44 - atualizado em 07 maio 2020, 20:51
Coronavírus
Os recursos poderão cobrir salários de valor equivalente a até dois salários mínimos (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli
)

O programa do governo para financiamento da folha de salário das empresas durante a crise liberou 413,5 milhões de reais até segunda-feira, ou pouco mais de 1% do seu orçamento, conforme dados do Banco Central divulgados nesta quinta-feira.

Voltado aos negócios com faturamento anual de 360 mil a 10 milhões de reais, o programa foi elaborado para financiar por dois meses a folha de pagamento das pequenas e médias empresas, a uma taxa de 3,75% ao ano –equivalente ao patamar da Selic quando o Pese foi anunciado, no final de março.

Os recursos poderão cobrir salários de valor equivalente a até dois salários mínimos.

O programa iria disponibilizar 40 bilhões de reais no total, sendo 85% com recursos do Tesouro (34 bilhões de reais) e 15% dos bancos (6 bilhões de reais).

De acordo com o BC, foram 304.091 empregados beneficiados, de um total de 19.304 empresas.

Entre setores, a maior parte dos trabalhadores que recebeu recursos financiados pelo programa foi do setor de serviços (87.481 pessoas). Aparecem em seguida o setor de construção, madeira e móveis (44.533) e saúde, saneamento e educação (37.527).

No detalhamento por instituição financeira, o Itaú (ITUB4)operacionalizou o pagamento a mais pessoas, com um total de 96.490, seguido por Bradesco (BBDC4) (74.964) e Banco do Brasil (BBAS3) (57.789). O Santander pagou a 57.012 trabalhadores e a Caixa a outros 17.983.

Bancos como Santander e BB têm dito que a demanda pelo financiamento à folha está aquém do esperado.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar