Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Programa possibilita que jovens sejam CEOs de empresas por um dia

Gabriela Mackert Occhipinti
09/06/2022 - 13:37
CEO por um dia
Milena La Rubia Acciari participou do programa CEOx1 Dia 2021, promovido pela Odgers Berndtson Brasil, com o CEO da Mondelez, Liel Miranda (Imagem: Divulgação)

O que você faria se fosse CEO de uma grande empresa?

Alunos dos dois últimos anos de graduação, de qualquer curso, idade e estado, podem ter a chance de viver a experiência de sentar na cadeira do chefão da companhia e ter a resposta para essa pergunta na prática.

O programa CEO x 1 dia dá aos estudantes a oportunidade de levar o aprendizado da sala de aula para aplicá-lo a uma situação real, equipando-os com as ferramentas e habilidades para começar a construir suas carreiras.

Criado pela Odgers & Berndtson, empresa global de recrutamento e seleção de executivos, a iniciativa está em sua oitava edição conta com a participação de 20 CEOs.

Entre os já confirmados estão: Ricardo Lacerda do Br Partners (BRBI11), Rodrigo Galvão da Acon, Andrea Rolim da Kimberly Clark e Flávio Ribeiro da Bridgestone.

“O programa é importante para as três partes envolvidas. Para o estudante é possível entender como é a rotina de um líder de uma grande empresa e mostra que é uma medida atingível. Para os CEOs e empresas é importante para interagir com um público que não faz parte do dia a dia deles e ver como a ‘moçada’ vê a empresa”, defende o sócio da Odgers & Berndtson Brasil e coordenador do programa, Flávio Pestana.

Como participar

Criado na Alemanha em 2007, o CEO x 1 dia já desenvolveu mais de 20 mil estudantes em 12 países. Este ano, no Brasil, as inscrições vão até 15 de agosto.

Os jovens participantes passarão por uma seleção realizada em três fases.

A primeira fase é a inscrição, depois será realizada a triagem dos perfis pela Apponte (plataforma de inteligência artificial) para apontar os candidatos que mais se enquadram no perfil de liderança e empreendedorismo.

Nessa fase, serão indicados 80 semifinalistas.

Na sequência, os classificados farão um teste de avaliação comportamental, chamado Assessment, que vai indicar os perfis dos candidatos selecionados.

Os resultados do Assessment serão comparados com o perfil ideal de um CEO tentando “casar interesses”, como resumiu Pestana, e aqueles que mais se aproximarem serão convidados para a fase final de seleção do programa.

O teste indicará 40 candidatos para entrevistas individuais com os executivos da Odgers & Berndtson.

A lista com os nomes dos estudantes finalistas será divulgada no dia 7 de outubro. As inscrições podem ser feitas no site.

Escolhendo os CEOs

Para os jovens que participam não existe compromisso com a oferta de vagas nas empresas que irão recebê-los, mas Pestana conta que existem casos de jovens que receberam uma oferta — óbvio que, por enquanto, nenhuma como CEO.

O sócio da Odgers & Berndtson Brasil também comenta que se destacam no processo seletivo pessoas que fizeram estágios, que participaram de atividades sociais e atividades acadêmicas — demonstrando envolvimento com a vida universitária, com atividades extracurriculares na universidade, por exemplo.

Saber falar outra língua também é um diferencial, mas não é um fator de grande peso, pois hoje eles tentam tornar o processo mais inclusivo.

CEO por um dia
Bernardo Barreto De Vasconcelos Torres participou da edição de 2021 com o CEO da Siemens, Pablo Roberto Fava (Imagem: Divulgação)

CEO na vida real

Pestana conta que “pelos depoimentos, o maior aprendizado é ele [o jovem] ver ao vivo e a cores a vida real”, ou seja, a “tangibilização da teoria na prática”.

Outro ponto destacado pelo executivo é que o programa permite o relacionamento com pessoas diferentes, algo que pode agregar muito em experiência. E o jovem universitário “vive um processo de seleção por completo”.

Odgers & Berndtson explica que a escolha dos CEOs é feita com o cuidado de selecionar um de cada segmento para não ter concorrência e jovem assina termo de confidencialidade, visto que participará de atividades estratégicas dentro da empresa.

Além da rica experiência, os participantes pré-selecionados podem participar de forma gratuita de um workshop sobre liderança oferecido pelo Insper e da trilha de carreira da Companhia de Talentos.

Por ser um programa nacional, jovens que residem em uma cidade diferente daquela que fica localizada a empresa selecionada pode ter uma ajuda de custo.

Por fim, o programa se encerra com um jantar com os CEOs participantes e com os patrocinadores da iniciativa.

No evento, há discursos, com uma de um convidado especial para falar sobre liderança e empreendedorismo, e a entrega de certificado.

Entre para o nosso Telegram!

Faça parte do grupo do Money Times no Telegram. Você acessa as notícias em tempo real e ainda pode participar de discussões relacionadas aos principais temas do Brasil e mundo. Entre agora para o nosso grupo no Telegram!

Última atualização por Gabriela Mackert Occhipinti - 09/06/2022 - 14:27

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado de carreira?
Receba todo domingo as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto