Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Protestos adiam inauguração da nova Assembleia Constituinte do Chile

04/07/2021 - 15:14
Chile Protestos América Latina
Houve brigas após alguns participantes tentaram superar as barreiras (Imagem: Unsplash/@gcoppa)

Os trabalhos em prol da nova constituição do Chile tiveram um começo desfavorável neste domingo, após protestos dentro e fora do prédio e conflitos com a polícia forçarem o adiamento do evento.

Os problemas surgiram quando marchas organizadas por grupos independentes –de esquerda e indígenas, com delegados do órgão constitucional, assim como outros grupos de interesse– encontraram policiais fortemente armados comandando barricadas no lado de fora do antigo prédio do Congresso em Santiago, onde a cerimônia estava sendo realizada.

Houve brigas após alguns participantes tentaram superar as barreiras, o que levou a polícia a responder com gás lacrimogêneo e canhões de água.

Os delegados dentro do evento reclamaram com os organizadores pelas táticas duras da polícia, tambores e gritos abafando uma orquestra clássica jovem que tocava o hino nacional.

Entre exigências dos delegados para que as “repressoras” forças especiais da polícia se retirassem, a autoridade da corte eleitoral presidindo a cerimônia concordou em suspender o evento até o meio-dia.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Leia mais sobre:

Última atualização por Bruno Andrade - 04/07/2021 - 15:14

Cotações Crypto
Pela Web