Putin freia tentativa do Banco Central russo de proibir criptomoedas

The Block
The Block
26/01/2022 - 13:24
Traduzido e editado por Vitória Martini
The Block
Vladimir Putin reuters
Em uma conferência realizada hoje (26), Putin pediu a oficiais de seu governo, incluindo o Banco Central, que contivessem discussões acerca de criptomoedas (Imagem: Reuters/Sputnik/Pavel Bednyakov/Pool)

O presidente russo, Vladimir Putin, parece não estar totalmente de acordo com a recente tentativa do Banco Central da Rússia de proibir criptomoedas no país.

Em uma conferência realizada hoje (26), Putin pediu a oficiais de seu governo, incluindo o Banco Central, que contivessem discussões acerca de criptomoedas.

Embora tenha reconhecido “certos riscos, primeiro para cidadãos russos, devido à volatilidade significativa”, Putin direcionou suas agências a não negligenciar as vantagens que a Rússia tem nessa área.

“Também temos aqui certas vantagens competitivas, especialmente na chamada mineração de criptomoedas. Refiro-me à eletricidade excedente e às equipes bem treinadas presentes no país”, disse Putin.

Na semana passada, o Banco Central da Rússia divulgou sua proposta para proibir completamente as transações com criptomoedas e a mineração destas na Rússia, algo que alguns relatos indicam que existe uma pressão do Serviço de Segurança Federal. 

A proposta de proibição gerou críticas de diversos líderes da oposição política russa e também abalou o mercado cripto global.

A Rússia, atrás somente dos Estados Unidos e do Cazaquistão, tornou-se a terceira maior fonte de taxa de hashes da rede Bitcoin no mundo em 2021, após mineradores cripto terem deixado a China, depois que o governo chinês baniu as criptomoedas de modo semelhante à proposta do Banco Central russo.

Visto que o Cazaquistão, vizinho russo, apresentou, recentemente, quedas de energia, instabilidade e desligamento de internet por parte do governo, após protestos da população, o destino da taxa de hashes na região permanece uma questão em aberto.

theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Vitória Martini - 26/01/2022 - 13:24

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado cripto?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto