Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Quais as previsões para o mercado cripto esta semana?

30/03/2020 - 9:40
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
Criptoativos de grande capitalização de mercado continuaram sua trajetória na semana passada (Imagem: Freepik/@silverhousehd)

Foi uma semana regular, porém positiva para os mercados cripto, em que ativos de grande capitalização começaram a se recuperar após o forte pessimismo causado pelo pânico dos investidores em relação ao COVID-19 este mês.

O maior ativo na tabela de capitalização de mercado da Brave New Coin, bitcoin (BTC), aumentou cerca de 2% na última semana. O preço dos ativos número dois e três, ether (ETH) e ripple (XRP), subiram cerca de 2% e 11%, respectivamente.

O restante do mercado cripto cresceu aproximadamente 2% conforme a recuperação temporária continua seguindo os firmes ganhos nos mercados cripto da semana anterior.

Toda a indústria cripto também pode se beneficiar das turbulências positivas macro a curto prazo conforme vários senadores dos EUA pressionam pelo uso de um dólar digital.

EUA Congresso Washington Capitólio
O mercado cripto como um todo pode sofrer algumas turbulências positivas após o grande impulso da semana passada de incluir um dólar digital como parte do pacote de estímulo dos EUA, criado para combater as consequências econômicas da pandemia do coronavírus (Imagem: Reuters/Tom Brenner)

Na semana passada, em Washington, foi confirmado que o senador Sherrod Brown, do estado de Ohio, lutou bastante para incluir um projeto de lei para os “dólares americanos digitais” no terceiro pacote de estímulo econômico lançado pelo governo em resposta à crise econômica do coronavírus.

Embora não houve uma cláusula para o dólar digital nesse terceiro pacote de estímulo confirmado na última sexta-feira, 27, Brown e outros continuam a pressionar sua inclusão para estímulos futuros conforme a economia dos EUA continua a fraquejar por conta do aumento no número de mortes causadas pelo COVID-19 e nas demissões em todo o país.

A “Lei de Serviços Bancários para Todos” (S.3571) do dólar digital de Brown “exigiria que bancos-membro gerenciassem carteiras de transmissão de dólar digital para determinadas pessoas e para outros fins”.

Na proposta de lei do senador, o dólar digital seria implementado como parte de uma carteira digital chamada de FedAccount. Seria uma conta bancária gratuita que poderia ser usada para receber dinheiro, realizar pagamentos e sacar dinheiro com base no saldo.

Grandes defensores do programa do dólar digital incluem J. Christopher Giancarlo, ex-presidente da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC, na sigla em inglês), e Daniel Gorfine, atual diretor de inovações da CFTC.

O programa do dólar digital foi criado para usar os altos e baixos custos de transação dos criptoativos para, de maneira eficaz, fornecer serviços/apoios financeiros aos desbancarizados e sub-bancarizados dos EUA.

Esses objetivos se alinham com o ethos geral de diversos projetos de criptoativos e é provável que seja uma validação das soluções financeiras digitais, baratas e acessíveis fornecidas por diversos projetos de código aberto, como Bitcoin e Ethereum.

O que vem por aí esta semana?

cme group
Os contratos futuros de bitcoins são uma nova maneira popular de empresas e investidores de bitcoin fazerem o hedge de sua exposição de moedas digitais (Imagem: Money Times)

30 de março: rodada de firmamento dos contratos de futuros na CME

Nesta segunda-feira, a série atual dos contratos de futuros de longo prazo da CME, XBT BTCH20 (de setembro de 2019 a março de 2020), serão fechados.

A natureza dos contratos futuros significa que precisam ser fechados em uma data pré-estabelecida, com base em um contrato. Todos os contratos terão de ser negociados ou firmados até hoje.

Geralmente, existe uma queda no volume de negociações quando a data de expiração se aproxima, o que coincide com um aumento na volatilidade e um possível “short squeeze”/“long squeeze”.

“Short squeeze” é quando o preço de um contrato sobe significativamente e posições são compradas para evitar perdas, enquanto “long squeeze” é quando o preço cai significativamente e posições são vendidas para evitar perdas.

O preço do bitcoin caiu drasticamente ontem, 29, 24 horas antes dos contratos da CME serem firmados.

Embora houve alguns perdedores, a maioria dos grandes ativos em capitalização de mercado tiveram um alívio após um período de grandes liquidações de forte pressão de venda neste mês.

Ripple foi um grande ganhador no preço esta semana, tendo caído na semana passada. O criptoativo pode estar se aproveitando de um impulso levemente atrasado em relação ao restante do mercado de grande capitalização.

O preço do bitcoin está voltando ao nível dos US$ 6 mil do início da semana passada, após uma grande liquidação no final de semana.

Foi uma semana de fechamento bem feia para bitcoin e ether, o que sugere uma possível queda para o nível dos US$ 5,8 mil.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 30/03/2020 - 9:48