Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Fast

Confira as previsões do mercado cripto para esta semana

23/03/2020 - 11:41
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
Criptoativos de grande capitalização de mercado ficaram aliviados com um recente aumento, que forneceu certo conforto para os otimistas após semanas de grandes liquidações. Negociadores de cripto podem aguardar por mais volatilidade de preço nas próximas semanas (Imagem: Unsplash/@wildbook)

Muitos criptoativos ficaram felizes com um recente aumento na semana passada, fornecendo o alívio muito necessário aos mercados cripto durante o forte pessimismo direcionado pela crise global do COVID-19.

O preço do principal ativo na tabela de capitalização de mercado da Brave New Coin, bitcoin (BTC), aumentou 8%. O preço dos ativos número dois, ether (ETH) e ripple (XRP), caíram cerca de 2% e 4%, respectivamente.

O restante do mercado cripto cresceu aproximadamente 5% por conta do forte desempenho do bitcoin.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Na semana passada, a perspectiva a curto prazo para a economia global foi impulsionada após uma série de anúncios relacionados a diversos programas de estímulos monetários e fiscais de governos.

Os EUA propuseram um pacote de estímulos de US$ 1,4 trilhão, que irá incluir US$ 1,2 mil cheques além de bilhões em apoio financeiro para empresas que estão enfrentando dificuldades.

Porém, a notícia de Washington sugere que as negociações sobre a proposta de estímulo contra o coronavírus sofreram um contratempo.

No último final de semana, Charles Schumer, líder da minoria democrática do Senado, afirmou que “a legislação teve muitos e muitos problemas. No topo da lista, existe uma grande flexibilização quantitativa para empresas sem proteção para trabalhadores nem supervisão”.

Mercados Wall Street NYSE
Mercado acionário dos EUA espera por mais detalhes sobre o programa de estímulo fiscal, que foi adiado recentemente (Imagem: REUTERS/Andrew Kelly)

O mercado de futuros dos EUA abriu com grandes vendas no domingo à noite, resultando numa grande queda. Wall Street parece estar pensativa enquanto espera por detalhes sobre o tamanho do esperado programa de estímulo fiscal.

Recentemente, tanto os mercados cripto como os mercados tradicionais estiveram altamente correlacionados.

A queda de preço do bitcoin no dia 12 de março estava correlacionada com as liquidações históricas nos mercados de capitais conforme a correlação entre o bitcoin (BTC) e os mercados acionários globais atingiram altas históricas.

Esse padrão recente significa que o desempenho de preço do bitcoin nas próximas semanas pode depender do sentimento nos interligados mercados tradicionais.

Os preços nos mercados cripto caíram simultaneamente com as quedas de preço do domingo nos índices globais de capitais/commodities.

O que vem por aí?

Os contratos futuros de bitcoins são uma nova maneira popular de empresas e investidores de bitcoin fazerem o hedge de sua exposição de moedas digitais (Imagem: Unsplash/@emilianatmbg)

30 de março: rodada de firmamento de contratos de futuros na CME

A série atual dos contratos de futuros em bitcoin a longo prazo da CME, BTCH20, termina no dia 27 de março. A natureza dos contratos futuros significa que precisam ser fechados em uma data pré-estabelecida, com base em um contrato.

Todos os contratos terão de ser negociados ou firmados até o dia 30 de março. Geralmente, existe uma queda no volume de negociações quando a data de expiração se aproxima, o que coincide com um aumento na volatilidade e um possível “short squeeze”/“long squeeze”.

“Short squeeze” é quando o preço de um contrato sobe significativamente e posições são compradas para evitar perdas, enquanto “long squeeze” é quando o preço cai significativamente e posições são vendidas para evitar perdas.

Esses fatores podem se intensificar pelo caos de mercado direcionado pelo coronavírus.

Foi uma semana confusa de negociações para grandes criptoativos do mercado, em que alguns foram negociados no vermelho, outros com saldos positivos e outros se uniram ao bitcoin e aproveitaram ótimos ganhos.

Bitcoin Cash (BCH) passou por um crescimento em seu valor após o anúncio de que Tether (USDT), a stablecoin popular dos EUA lastreada em dólar, foi lançada na rede Bitcoin Cash.

A forte semana de negociações do bitcoin foi danificada pelas grandes liquidações no último domingo, direcionadas pelo contínuo caos econômico, político e financeiro relacionado ao coronavírus.

Esses contratempos macro e negativos ameaçam derrubar os mercados de bitcoin nos próximos meses. Alguns especialistas estão otimistas sobre o fechamento desta semana, sugerindo que existem inúmeros e crescentes indicadores técnicos de otimismo.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 23/03/2020 - 13:15