Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Quarentena pode deixar distribuidoras com sobras de energia de até 13%, diz CCEE

03/04/2020 - 15:39
Setor Elétrico
Com isso, a CCEE estima que as distribuidoras de eletricidade podem encerrar 2020 com em média 11% de sobrecontratação (Imagem: REUTERS/Paulo Whitaker)

Quarentenas adotadas pelo país para impedir a propagação do coronavírus devem resultar em sobras de energia contratada para concessionárias de distribuição de eletricidade, ao reduzir significativamente o consumo, disse nesta sexta-feira a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

“Cada mês de isolamento social ou quarentena implica em 0,8% de sobrecontratação das distribuidoras”, disse o presidente do conselho da CCEE, Rui Altieri, em conferência com jornalistas.

Ele projetou ainda que a retração econômica decorrente das medidas contra o vírus também deve gerar por si só um aumento de 0,8% na sobrecontratação das empresas de distribuição.

Com isso, a CCEE estima que as distribuidoras de eletricidade podem encerrar 2020 com em média 11% de sobrecontratação caso as quarentenas durem um mês, ou até 13% caso essas medidas sigam em vigor por três meses.

Pela regulação do setor, eventuais custos decorrentes de excesso de energia contratada podem ser repassados aos consumidores até um limite de 7%. A partir desse patamar, as sobras passam a poder gerar prejuízo para as concessionárias de distribuição.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Renan Dantas - 03/04/2020 - 15:39