Ministério da Fazenda

Quem é Guilherme Mello, futuro secretário de Política Econômica?

22 dez 2022, 14:12 - atualizado em 22 dez 2022, 14:56
Guilherme Mello
Guilherme Mello será Secretário de Política Econômica em Governo Lula

Guilherme Mello foi nomeado secretário de Política Econômica e irá atuar ao lado de Fernando Haddad no Ministério da Fazenda no Governo Lula, que terá início em 1° de janeiro de 2023.

Mello é economista e sociólogo, com mestrado em Economia Política pela PUC-SP e doutorado em Ciências Econômicas pela Unicamp.

Atua como professor do Instituto de Economia da Unicamp e diretor do Centro de Estudos de Conjuntura do IE/UNICAMP.

Sendo um dos principais economistas ligados ao PT,  foi um dos formuladores do programa econômico do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e já representou a campanha de Lula em debates econômicos. Em 2018, foi assessor econômico para a campanha de Fernando Haddad à Presidência da República.

Mello é crítico do teto de gastos e, em linha com Haddad, defende um novo arcabouço fiscal. Em entrevistas, já chegou a mencionar os formatos aplicados em outros países, que reúnem metas de resultado primário, limite de dívida ou que chegam a restringir os gastos públicos.

Para o Ministério da Fazenda, Haddad  já anunciou o ex-CEO do banco Fator Gabriel Galípolo como seu secretário-executivo e Bernard Appy, que participou da equipe econômica dos primeiros governos de Lula, como secretário especial para a reforma tributária.

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.