Itamaraty

Quem é Maria Laura da Rocha, futura secretária-geral do Ministério das Relações Exteriores?

14 dez 2022, 18:21 - atualizado em 14 dez 2022, 18:21
A embaixadora Maria Laura da Rocha será a “número 2” do Ministério das Relações Exteriores

Nesta quarta-feira (14), o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou o nome de Maria Laura da Rocha como secretária-geral do futuro Ministério das Relações Exteriores de seu governo.

Maria Laura da Rocha

Maria Laura da Rocha irá ocupar o segundo cargo mais importante do Ministério das Relações Exteriores. Esta é a primeira vez que uma mulher estará à frente da Secretaria-Geral.

Anteriormente, Maria Laura foi chefe da delegação do Brasil na FAO, a Organização da ONU para Alimentação e Agricultura, e na Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Atualmente, é embaixadora do Brasil na Romênia. A escolha de Maria Laura para o cargo teria um significado adicional: responder à pressão por mais pessoas negras em cargos-chave do novo governo.

Nomes confirmados até o momento

Nesta quarta-feira (14), o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou mais dois nomes que irão compor o time de ministros de seu futuro governo.

Para o Ministério do Trabalho, Lula anunciou o deputado federal Luiz Marinho (PT) e, para o Ministério das Relações Exteriores, a embaixadora Maria Laura da Rocha como secretária-geral e “número 2” de Mauro Vieira, anunciado na última semana.

Até o momento, foram anunciados os nomes de Aluízio Mercadante como presidente do BNDES, Fernando Haddad como Ministro da Fazenda, Flavio Dino como Ministro da Justiça, Margareth Menezes como ministra da Cultura, Rui Costa como Ministro da Casa Civil, Bernard Appy como secretário especial da Fazenda, Gabriel Galípolo como secretário-geral da Fazenda e José Múcio como Ministro da Defesa.

Editor
Formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, é editor de política, macroeconomia e Brasil do Money Times. Com passagens pelas redações de SBT, Record, UOL e CNN Brasil, atuou como produtor, repórter e editor.
Linkedin
Formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, é editor de política, macroeconomia e Brasil do Money Times. Com passagens pelas redações de SBT, Record, UOL e CNN Brasil, atuou como produtor, repórter e editor.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.