Rede social em blockchain poderá ser algo “absolutamente enorme”, diz CEO da FTX

The Block
The Block
08/11/2021 - 16:09
Traduzido e editado por Vitória Martini
The Block
Redes sociais
Segundo o CEO da FTX, a criação de rede social em blockchain exigiria um modo de trocar mensagens de uma maneira segura e privada – uma que possa ser acessível a várias interfaces de usuário (Imagem: Unsplash/Adem AY)

O CEO da corretora cripto FTX, Sam Bankman-Fried, acredita que aplicar a tecnologia blockchain para redes sociais pode ser uma grande oportunidade.

Ao palestrar na conferência Breakpoint, em Lisboa, o bilionário cripto disse: 

Continuo acreditando que rede social em blockchain poderá ser algo absolutamente enorme. Acredito que poderá solucionar vários dos problemas principais, os quais estão vindo à tona na sociedade neste momento.

Bankman-Fried acrescentou que isso exigiria um modo de trocar mensagens de uma maneira segura e privada – uma que possa ser acessível a várias interfaces de usuário. Ele afirmou que esse protocolo precisaria ser agregável e operável entre plataformas.

Como um grande apoiador do Solana, não é surpresa que o CEO da FTX apontou o blockchain como possível concretizador desse objetivo. Bankman-Fried disse que Solana seria capaz de atender à tarefa, visto que consegue processar uma quantidade significativa de transações (atualmente, a rede maneja cerca de 2,3 mil transações por segundo).

Bankman-Fried também discutiu sobre como as finanças descentralizadas (DeFi, na sigla em inglês) poderiam escalar mais rapidamente, principalmente por meio da integração com plataformas preexistentes – como as plataformas de redes sociais.

O CEO da corretora cripto acrescentou:

Um meio potencial de aumentar totalmente a adesão de DeFi é, em primeiro lugar, desenvolver um excelente produto, mas combiná-lo com uma base de usuários massiva já existente.

E muitas dessas bases de usuários são maiores que todo o setor DeFi até o momento, e, se você fala sobre a adesão existente na indústria até o momento, isso poderá ser insignificante em comparação com o que uma única plataforma gigantesca pode apresentar.

Bankman-Fried disse que estava animado para ver se seriam as plataformas de redes sociais existentes, plataformas de fintechs ou o crescimento natural que farão isso, além de ajudarem a escalar DeFi para centenas de milhões de usuários, “porque é aí que está todo o lado positivo”.

Como blockchain poderá reinventar as redes sociais

A tecnologia blockchain poderia ser usada dentro de redes sociais de muitas maneiras distintas.

Poderia ser usada para garantir que todo conteúdo presente na rede seja incensurável por meio de armazenamento em blockchain. Ou poderia ser usada para tokenizar vários elementos, como recompensas a usuários pela criação de bons conteúdos.

Já existem alguns projetos que tentam atingir esse objetivo. Hive é uma plataforma blockchain que suporta múltiplas plataformas de redes sociais ligadas a blogs. Aave, plataforma DeFi de empréstimos, está desenvolvendo um protocolo para redes sociais descentralizadas.

Gab, uma rede social, tem planos para adotar a tecnologia blockchain. Ainda, o gigante Twitter está analisando como poderia desenvolver seu próprio protocolo, o qual a rede então adotaria – um projeto conhecido como “BlueSky”.

O prolífico fundador de projetos cripto Dan Larimer – que desenvolveu BitShares, Steemit (que depois se tornou Hive) e EOS – também está desenvolvendo um novo protocolo para rede social, chamado Clarion. No entanto, o projeto não é parecido com os anteriores, pois, aparentemente, não terá blockchain nem token.

Reddit também está realizando testes com a tecnologia blockchain. O fórum de discussões tem dois tokens para dois de seus subReddits – r/Cryptocurrency e r/Fortnite – apesar de que eles ainda estão passando por testes no momento.

Segundo um engenheiro do Reddit chamado Rahul, a rede social planeja continuar experimentando a tecnologia, para que, quando for escalável, possa substituir karma com tokens. Isso poderá levar a tokenização para todos os 500 milhões de usuários mensais do Reddit.

theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Vitória Martini - 08/11/2021 - 16:09

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado cripto?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto
Pela Web