Carros

Relembre os carros especiais das Copas e o modelo que pode ser o amuleto do hexa no Catar

25 nov 2022, 17:15 - atualizado em 25 nov 2022, 17:25
Copa do Mundo
Veja a seleção dos cinco carros que acompanharam o hexa (Imagem: Reuters/Charles Platiau)

A vitória sólida do Brasil sobre a Sérvia incendiou ainda mais o clima dos torcedores brasileiros com a Copa do Mundo. A tradição da Seleção Brasileira no torneio torna o evento onipresente nas rodas de conversa, nas ruas coloridas e nas campanhas de publicidade do comércio de rua e das megaempresas.

A indústria automotiva também não fica de fora dessa e sabe do potencial que a paixão nacional pelo futebol tem para emplacar boas vendas de modelos consagrados, renovados em edições especiais.

Essa história não podia começar com um nome mais icônico do que o próprio VW Gol. Passados apenas dois anos de sua estreia nas ruas, o carro alemão mais brasileiro de todos recebeu a sua primeira edição especial na Copa da Espanha, em 1982.

O VW Gol Copa 82 de 1.6 não conseguiu “trazer” o triunfo da Seleção Brasileira de Telê, Zico e companhia naquele ano. Mas a Volkswagen tem um retrospecto a comemorar: as versões comemorativas da montadora alemã acompanharam as conquistas brasileiras de 1994 —  quando a Chevrolet também lançou um modelo especial — e de 2002.

Relembre os modelos do tetra e do pentacampeonato e o modelo que pode virar o ‘amuleto’ do Brasil no Catar.

Copa dos EUA, 1994: VW Gol 1994 e Chevrolet Monza Club

Após quatorze anos da dolorosa eliminação para Itália, o Brasil voltou a encarar a Azzurri numa eletrizante disputa de pênaltis na final do torneio. O resultado, selado pelo erro de Roberto Baggio, levou ao tetracampeonato brasileiro.

No mesmo ano, Chevrolet e Volkswagen lançaram modelos comemorativos. A VW lançou o VW Gol Copa 1994, que, além de ser uma versão comemorativa do torneio, também representava a passagem de bastão do ‘gol quadrado’ para o ‘gol bolinha’.

Volkswagen Gol Copa 1994
Volkswagen Gol Copa 1994 – Reprodução

O hatch da VW vinha com retrovisores no mesmo tom de azul da carroceria, faróis auxiliares, limpador para o vidro traseiro, volante esportivo e painel digital.

A Chevrolet apostou suas fichas em uma versão comemorativa do Monza, o camisa 10 do time da Chevrolet. A versão se destacava devido à pintura Vermelho Schumman, tecidos exclusivos no interior, direção hidráulica e roda de alumínio. Outro destaque, não apenas da versão, mas do modelo, era o motor 2.0 com injeção eletrônica.

Chevrolet Monza Club 1994
Chevrolet Monza Club 1994 – Reprodução

Na tabela Fipe de hoje, VW Gol está avaliado em R$ 11 041, enquanto o Chevrolet Monza Club está em pouco mais que R$ 9 mil.

Copa da Coréia e do Japão, 2002: VW Gol Sport

No ano da Copa da Coréia e do Japão, a VW tirou o ‘Copa’ do Gol e o substituiu por ‘Sport’. Mas o modelo que acompanhou a Seleção de Ronaldo e Rivaldo rumo à quinta estrela, tinha poucas características de esportivo: o veículo foi lançado com um motor 1.0 de 76 cv.

O grande destaque para o modelo na época foi a comercialização de uma variedade de cores ampla, que abrangia do Amarelo Solar ao Vermelho Coral. Além dos emblemas em homenagem a Copa do Mundo, a versão Sport trazia um pequeno aerofólio traseiro, faróis escurecidos, faróis de neblina e banco do motorista com ajuste de altura.

O VW Gol Sport de 2002 custa cerca de R$11 mil, segundo a tabela Fipe de hoje.

Copa do Catar, 2022: Hyundai HB20 e HB20S 

Nesse ano, o candidato a amuleto do hexacampeonato é produzido pela Hyundai. Os irmãos hatch e sedan HB20 e HB20s foram eleitos pela terceira vez seguida para representar a montadora sul-coreana nesta Copa do Mundo.

Os modelos são oferecidos exclusivamente nas cores Prata Brisk e Branco Atlas, rodas de liga e capa de retrovisor em tons de cinza e o símbolo da torneio nos para-lamas. Dentro do veículo, a Copa do Mundo inspira bancos bicolores, teto solar personalizado e diversos elementos de bordo.

Novo Hyundai HB20S 2023
Hyundai HB20s – Reprodução

Segundo a tabela Fipe, o modelo 1.0 do HB20 especial Copa custa R$ 87 990,enquanto a versão com motor Turbo AT é negociado por volta de R$ 105 mil.

Já o sedan HB20s 1.0 sai por quase R$ 94 mil, ao passo que a versão com motor turbo custa R$ 111 790.

Siga o Money Times no Facebook!

Conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Clique aqui e comece a seguir a página do Money Times no Facebook!

Estagiário
Jorge Fofano é estudante de jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP. No Money Times, cobre os mercados acionários internacionais e de petróleo.
Jorge Fofano é estudante de jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP. No Money Times, cobre os mercados acionários internacionais e de petróleo.
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.