Restituição do Imposto de Renda

Restituição do Imposto de Renda: Receita libera consulta do 2º lote nesta sexta-feira (23); veja se irá receber

22 jun 2023, 9:40 - atualizado em 22 jun 2023, 9:45
Restituição do Imposto de Renda
No segundo lote da restituição do Imposto de Renda, 5.138.476 contribuintes receberão RS 7,5 bilhões (Imagem: Marcelo Camargo / Agência Brasil)

Nesta sexta-feira (22), a partir das 10h, a Receita Federal irá liberar a consulta para o segundo lote de restituições do Imposto de Renda de 2023. Conforme o órgão, esse lote contempla também restituições residuais de exercícios anteriores.

5.138.476 contribuintes receberão RS 7,5 bilhões, de acordo com a Receita. As informações são de que todo o valor será destinado a contribuintes com prioridade, sendo:

  • 130.088 contribuintes idosos acima de 80 anos;
  • 978.397 contribuintes entre 60 e 79 anos;
  • 70.589 contribuintes com alguma deficiência física ou mental, ou moléstia grave;
  • 468.889 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • 3.490.513 contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por utilizarem a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX.

Como consultar a restituição do Imposto de Renda

  1. Acesse o aplicativo ou a página da Receita na internet (www.gov.br/receitafederal);
  2. Clique em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”;
  3. Digite o seu CPF e data de nascimento.

O site da Receita informa se o Imposto de Renda ainda está sendo processado, se há pendências, se está na fila da restituição ou se já está liberado.

  • O Copom decidiu manter a taxa Selic em 13,75%, seguindo as expectativas do mercado. Com a projeção de corte na taxa nas próximas reuniões, como ficam os fundos imobiliários (FIIS)? Clique aqui para assistir ao Giro do Mercado e veja a resposta do analista da Empiricus Research Caio Araújo. Inscreva-se no nosso canal e não perca o Giro do Mercado, de segunda a sexta-feira, às 12h

O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda. Se o crédito não for realizado, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.